O mercado de produtos lácteos à base de vegetais é
a nova grande aposta da indústria vegetariana do Brasil. Após a consolidação
dos produtos à base de plantas que imitam o sabor e a textura da carne animal,
como hambúrgueres e embutidos, agora é a vez dos leites vegetais. O grande
diferencial neste caso é o perfil da demanda, que cresce com a mesma velocidade
do surgimento de doenças e intolerâncias associadas ao consumo do leite animal
– direcionando um público enorme para os leites alternativos.
Embora não exista um cálculo específico sobre o
tamanho do mercado brasileiro de produtos livres de proteína animal, a Associação
Brasileira de Supermercado (Abras) avalia que a demanda por produtos
vegetarianos é maior do que a oferta no país e responde por boa parte dos R$ 55
bilhões faturados pelo segmento de produtos naturais, anualmente.
Empresários estimam ainda que o mercado vegano
tenha crescido a uma taxa anual de 40%, nos últimos anos, em média.
Os dados refletem um fenômeno social: atualmente, 14%
da população se declara vegetariana, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope
Inteligência, em abril de 2018. Em grandes capitais como São Paulo, Recife,
Curitiba e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 16% — o que representa um
crescimento de 75% da população vegetariana nessas regiões, nos últimos seis
anos. A mesma pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 55% dos brasileiros
consumiriam mais produtos veganos, se existissem indicações sobre os produtos
no ponto de venda.
De olho nesse mercado em ebulição, empresas como a
brasileira Vida Veg apostam alto no Brasil. A companhia está prestes a
inaugurar a maior e mais moderna fábrica de substitutos lácteos do País, o que
irá causar um grande impacto no segmento de produtos veganos, nos próximos
anos. O portfólio de produtos 100% vegetal oferece aos consumidores iogurtes,
shakes, queijos e a nova linha de leites vegetais frescos nos sabores de coco,
amêndoas e castanha de caju. Anderson Rodrigues, diretor executivo da Vida Veg,
afirma que os lácteos de origem vegetal produzem menor impacto ambiental em
comparação com os produtos de origem animal. “A produção de cada litro de leite
de amêndoas ou de coco demanda 70% menos água em comparação ao leite de vaca,
além de não precisar explorar nenhum animal”, explica.
A multinacional de origem grega Violife também
enxerga o atual momento como oportunidade. O desembarque dos produtos está
previsto para setembro e deverá contemplar uma linha completa de queijos do
tipo mozzarela, prato, provolone, parmesão, entre outros. Os queijos veganos da
Violife estão entre os mais consumidos nos Estados Unidos e ficaram entre as 20
marcas de queijo mais vendidas no Reino Unido em 2018 – sendo o primeiro do
tipo vegano a aparecer na tradicional pesquisa da The Grocers. “O queijo
Violife é unanimidade entre as pessoas que já experimentaram. No teste cego, é
muito comum confundirem os produtos com o queijo
de origem animal”, explica Paulo Treu, diretor da Global Picks Brasil, empresa
responsável pela venda no País.
MERCADO AMERICANO
O fenômeno observado atualmente no mercado
brasileiro já foi presenciado nos Estados Unidos, há alguns anos. O mercado por
lá está mais consolidado e com fôlego cada vez maior. De acordo com dados da
Consultoria Nielsen, o mercado varejista de leites vegetais nos Estados Unidos
apresentou crescimento de 20% no volume de vendas, em comparação a 2017. As
receitas destes produtos cresceram 9% no mesmo período, atingindo US$ 1,6
bilhão e representando um percentual de 13% do mercado total de leites. Os iogurtes
(+55%), queijos vegetais (+43%) ocuparam lugar de destaque, seguidos pelas
carnes vegetais (+24%) e ovos/maioneses (+16%). Um detalhe em comum que pode
ser observado é o crescimento na casa dos dois dígitos.
Mais do que um simples movimento ou tendência, o
vegetarianismo e o veganismo se tornaram hoje um grande reflexo do
comportamento veggie que tomou conta do Brasil.
Matéria publicada pela Revista Exame com dados da
Vida Veg.
Website: http://www.vidaveg.com.br
Pode interessar
Pesquisas apontam queda no consumo de leite de vaca
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formada em Publicidade e Propaganda -
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais
Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo,
com maior qualidade de vida, respeito ao planeta
e as outras espécies que o dividem conosco.
Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida
Mais infirmações no link
Que bom que tem cada vez mais gente que pensa como nós.
ResponderExcluirGrata pelo seu comentário! Que tenhamos cada vez mais alternativas para o grande público de alimentos substitutivos sem exploração animal.
Excluir