quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O ideal de liberdade de Star Wars: Os Últimos Jedi, inclui os animais.


O ideal de liberdade de Star Wars: Os Últimos Jedi, inclui os animais.

Por Dizy Ayala

Com várias passagens que remontam aos filmes mais antigos, a nova edição enfatiza valores de ética, justiça e compaixão, próprios dos ensinamentos Jedi. Seja no reencontro com Luky Skywalker, Yoda, Chew e seus mais novos amiguinhos Porgs ou na crítica aos “homens mais ricos da galáxia”, que ganham dinheiro com a venda de armas e se divertem em um cassino, com jogos de azar, inclusive com corridas de animais.


Nos estábulos, os tratadores são crianças escravas, que são alimentadas pela esperança ao ter contato com heróis da resistência. E são elas que, em colaboração com eles, libertam os animais. Segue uma sequência que culmina com a cena em que Finn, um dos protagonistas, afirma que tudo valeu a pena e sua parceira de fuga então diz, ao tirar a cela do último animal: “agora sim!”.

Há ênfase quanto a se ter esperança e resgatar valores perdidos, a partir de uma nova geração. Inclusive, na presença marcante da nova jovem Jedi, que não se deixa corromper pelo lado sombrio da força, apesar da empatia que sente por seu antagonista.

Ao final, novamente são animais (raposas de cristal) que guiam os poucos sobreviventes para a liberdade, enfatizando os instintos de sobrevivência e colaboração.


Os efeitos são incríveis, com batalhas interestelares, lutas com sabres de luz e muita ação. Junto a isso, há um caráter profundamente emocional e afetivo no filme, que demonstra a marca de muitas perdas e dor no passado, como um sofrimento que dignifica cada um dos personagens da resistência. E, apesar de tudo, eles resistem e seguem, cada  um, com a Força em si.




Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  



Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e aos outros seres que o dividem conosco.

Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida no link


3 comentários:

  1. EXCELENTE MATÉRIA !!
    LINDAS FOTOS :D
    CRISTIANO LIPPPMÃ BRITO
    RIO DE JANEIRO , 12/JANEIRO/2018 :D
    https://www.facebook.com/cristiano.lippmabrito.3

    ResponderExcluir
  2. Esta é meu filme favorita. Adorei esta historia por que além das cenas cheias de ação extrema e efeitos especiais realmente teve um roteirodecente elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Também fiquei muito surpresa quando vi Tom Hardy participando neste filme, a verdade é que ele é meu ator favorito, não há filme que não me deixe satisfeita. Sou fã deTom Hardy filmes e programas de tv, na minha opinião têm uma grande oportunidade, porque este ator e diretor tem uma essência muito particular para mostrar sua trabahlo. Admiro sua maneira de agir porque ele sempre me surpreende com a adaptação às suas perosnajes, esta série não é a exceção.

    ResponderExcluir