segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Nova campanha da Unilever na rede social é amplamente questionada quanto aos testes em animais


Nova campanha da Unilever na rede social é amplamente questionada quanto aos testes em animais


Por Dizy Ayala
03 de outubro de 2016


São dois terços da população brasileira que se importa com um consumo consciente, sem uso de animais em testes de laboratório. O chamado consumo cruelty free. 

Sabidamente, diante dos avanços tecnológicos, o que já era questionado sob o ponto de vista moral e ético, desde o século XVIII, pelo pai da Deontologia, Jeremy Bentham e filósofos como Voltaire, nos dias de hoje, é fundamentado pelo Manifesto de Cambridge, de 2012, que salienta a consciência dos animais e destaca a possibilidade do uso de vários métodos substitutivos.

Saiba o que diz a ciência sobre os testes em animais (Declaração de Cambridge)

Por essa razão, quando empresas de grande porte ainda resistem em adotar, por completo, os mais modernos, e já acessíveis, métodos para testes de laboratório, o tema da campanha, um futuro melhor, é passível de questionamento. 

Segue abaixo o anúncio da página oficial da Unilever no Facebook:

Um futuro melhor ja e agora. Até o final de 2015, a Unilever e as suas marcas ja impactaram 482 milhões de pessoas, através dos programas de hygiene e saneamento, saúde oral, autoestima e água potável. Descubra mais em http://bit.ly/BF_BZ

O posicionamento da empresa diante dos vários comentários questionando a proposta de "um futuro melhor" que não inclui o fim da experimentação animal:

A Unilever está comprometida com a eliminação de testes em animais; está igualmente comprometida com a saúde e segurança de seus consumidores. Não testamos nenhum de nossos produtos acabados em animais, e a maioria deles chega ao consumidor sem que seus ingredientes tenham sido testados em animais. 
Quando testes são obrigatórios por lei ou são, nas circunstâncias atuais, inevitáveis, buscamos minimizar o número de animais utilizados. Nossos cientistas exercem um papel de liderança internacional, trabalhando com cientistas acadêmicos, governamentais e de ONGs no desenvolvimento e aplicação de abordagens de avaliação de segurança para o consumidor, que não utilizam animais. 
A Unilever não compromete a segurança de seus produtos e não vende produtos que não tenham robustas evidências científicas de que os mesmos são seguros para seus consumidores, funcionários e para o meio-ambiente. Para obter informações adicionais sobre nosso posicionamento e nossos avanços no desenvolvimento de abordagens não animais, acesse nosso site:https://www.unilever.com.br/.../declaracao.../index.html


Quanto mais um produto tiver reagentes químicos, as empresas usam de experimentação animal para se eximir de possíveis reações em humanos. O fato é que hoje em dia há vários métodos substitutivos como testes in vitro ou pele produzida em laboratório e uma orientação para diminuir ao máximo os químicos do ponto de vista ambiental também. Algumas empresas porém insistem em manter o retrógrado e cruel modelo de experimentação animal e todos os químicos que poluem rios e solo! Boicote!

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão regulamentados 17 métodos alternativos para cosméticos e produtos de higiene e beleza, eliminado portanto a referida exigência por parte do mercado. Saiba mais no link


Tanto é verdade que é possível certificar os produtos sem a necessidade de testes em animais que já o fazem diversas empresas nacionais e internacionais 

Confira a lista completa atualizada de produtos não testados em animais no link





Dizy Ayala
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Defensora dos Direitos dos Animais, 
Página no facebook
Ação pelos Direitos dos Animais  

Nenhum comentário:

Postar um comentário