sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Projeto de lei que tipifica o crime de zoofilia é aprovado por deputados. Agora é com o Senado!


Vitória para os animais! A Câmara dos Deputados aprovou recentemente um Projeto de Lei que tipifica o crime de zoofilia na Lei de Crimes Ambientais, o PL 1494/21. Na prática, a aprovação do projeto deve levar a um endurecimento das penas para quem pratica o delito.

 

A zoofilia é um ato de extrema covardia e o PL, de autoria do deputado Fred Costa, segundo ele, é mais um passo "em direção ao reconhecimento dos animais como seres sencientes e sujeitos de direitos, como publicado pela Agência Câmara de Notícias e pela CNN Brasil.

 

É necessário atenção para o próximo desafio: a votação no Senado. O Projeto de Lei segue para ser apreciado pelos senadores. Caso seja aprovado no Senado, o projeto é enviado para as mãos do presidente da República, para sancioná-lo ou vetá-lo. Só então é que a lei entrará em vigor.

 

Atualmente, a legislação brasileira prevê pena de três meses a um ano para quem praticar abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, aponta a CNN Brasil.

 

Pelo novo PL aprovado na Câmara, a zoofilia também entrará no rol de crimes praticados contra animais previsto na Lei de Crimes Ambientais. A pena deste tipo de delito passará a ser de dois anos a seis anos de detenção, além de multa e proibição da guarda do animal.

 

Caso o animal seja morto, a pena pode ser aumentada em até duas vezes, de quatro a 12 anos de prisão. O Fórum Animal entende que este Projeto de Lei é um avanço essencial em relação às normas atuais.

Continuaremos vigilantes em prol dos direitos dos animais. 

A batalha ainda não terminou!

 

Fonte: Fórum Animal

 Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário