terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Portugal promulga lei que determina o fim de animais selvagens em circos


O Presidente de Portugal promulgou nesta segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019, "o diploma da Assembleia da República que reforça a proteção dos animais utilizados em circos, nomeadamente quanto à sua detenção, e determina o fim da utilização de animais selvagens".


As associações de bem-estar animal vinham reivindicando essa decisão há muito tempo. A lei deverá entrar em vigor de agora até 2024, quando animais em circos serão totalmente banidos. Durante este período, os circos estão sendo convidados a cadastrarem seus animais a fim de que encontrem um novo lar. Após os período de cadastramento, o governo português terá que organizar a sua colocação em centros de recepção especializados, em Portugal ou no exterior.

Portugal pretende acelerar o passo rumo ao fim da exploração dos animais, fornecendo assistência financeira para os circos que concordarem em participar e inscreverem seus animais antes de 2024. Este dinheiro irá, particularmente, para os profissionais circenses.


São mais de mil animais afetados: cerca de quarenta espécies estão sendo afetados por essa medida. De acordo com o texto, as referências a animais selvagens "reportam-se exclusivamente aos espécimes das espécies incluídas nas listas" da qual fazem parte macacos, elefantes, tigres, leões, ursos, focas, crocodilos, pinguins, hipopótamos, rinocerontes, serpentes e avestruzes. Números com animais domesticados, especialmente cães, ainda serão tolerados.

Portugal se torna assim o 25º país a criar essa lei na Europa, depois da Romênia, Áustria, Grécia, Holanda e Bélgica. A Suécia, país pioneiro neste campo, aboliu animais selvagens em circos já em 1988, cujas leis foram replicadas pela República Tcheca e Finlândia.
Mas, esse tipo de proibição não é apenas exclusivo dos países europeus, a Costa Rica e a Bolívia também decidiram impedir que os circos apresentem números com animais.

Fonte: PAN Pessoas Animais Natureza e gentside.com

Pode interessar

Pelo fim dos circos com animais no Brasil e no mundo

Circos com Animais e a Tirania do Riso



Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  


Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e as outras espécies que o dividem conosco.

Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida 
através do e-mail dizyayala@gmail.com ou pelo Whats App (51) 981085255

Mais infirmações no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário