domingo, 15 de janeiro de 2017

Tradicional circo Ringling Bros. fecha após 146 anos de exploração animal

Tradicional circo Ringling Bros.
fecha após 146 anos de exploração animal

Por Dizy Ayala
O Ringling Bros. and Barnum Bailey Circus, criado nos Estados Unidos em 1871, e promovido ao longo de mais de meio século como o “Maior espetáculo da Terra”, anunciou, finalmente, que encerra suas atividades.
O circo afirma que sua decisão se deve ao aumento dos custos e diminuição das entradas, o que atribui em parte ao fato de ter sido obrigado, desde 2015, a tirar os elefantes de suas apresentações.
O fato é que muito já foi revelado e discutido acerca da crueldade a que os animais são submetidos para realizar atividades que não são próprias de seu comportamento e a privação de sua liberdade e direito a viver em seu habitat natural.
Nos circos, animais são frequentemente açoitados, humilhados e privados de qualquer vestígio de dignidade. Para que um espetáculo aconteça diante do público, muita dor e sofrimento acontecem no bastidor.
Afora explorar várias especies animais, desde elefantes, leões, macacos, ursos até camelos, o Ringling Bros. tinha, desde sua fundação, o histórico de explorar o que considerava bizarrices dentre humanos.

'No início de suas atividades, o circo era famoso por seu espetáculo de "bizarrices". De fato, P.T. Barnum, chamado de o "príncipe dos charlatões", não hesitou em exibir gigantes da Islândia, mulheres da Patagônia, anões, serpentes do mar e até uma "sereia de Fiji", que na verdade era um dorso de macaco com uma calda de peixe costurada.

Barnum teria criado o circo de três arenas e sido um dos primeiros a usar a eletricidade. Atualmente, o Ringling Bros. and Barnum and Bailey Circus ainda era considerado o maior circo do mundo.

Essas práticas arcaicas criam condições para que a violência repercuta entre os humanos. Não é possível continuar a referir-se à prática de maus-tratos como entretenimento.


Saiba mais em

Circos com Animais e a Tirania do Riso
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2016/02/circos-com-animais-e-tirania-do-riso.html


Pode também interessar 
Pelo Fim dos Zoológicos e Aquários no Mundo
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2015/10/pelo-fim-dos-zoologicos-e-aquarios-no.html

Dizy Ayala


Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com



Este e outros temas estão presentes na obra Uma Escolha pela Vida.
Adquira o seu exemplar e faça você também um consumo consciente 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e às outras espécies que o dividem conosco.

Informações no link

2 comentários:

  1. MALDITOS SERES QUE NÃO SÃO HUMANOS POR FAZEREM ESSA BARBÁRIE COMESSES INOSCENTES E INDEFESOS!

    ResponderExcluir
  2. É preciso expandir a consciência para que cada vez menos pessoas sejam cúmplices nesses espetáculos de dor e sofrimento.

    ResponderExcluir