sábado, 26 de novembro de 2016

O que é Foie gras?


O que é Foie gras?


Por Dizy Ayala

Foie Gras no sentido literal da palavra significa fígado gordo e é produzido através da super alimentação de patos e gansos. Os animais são mantidos confinados, sem possibilidade de locomoção ou expressar seu comportamento natural e diariamente recebem quantidades de alimento de 06 a 12 vezes maior do que o normal, de maneira forçada através de um tubo de alimentação introduzido direto no seu esôfago.


O excesso de alimento é convertido em gordura e parte será depositada no fígado, resultando no tão famoso e mal fadado foie gras.

Esses animais muitas vezes morrem em decorrência do stress, de lesões e perfurações no trato digestivo, entre outros. Um explícito exemplo de crueldade e maus-tratos.

Para saber mais, acesse matéria completa, com declarações de ativistas e produtores,
fotos e vídeos.

Existem três empresas no Brasil que produzem foie gras: Villa Germania, em Indaial, Santa Catarina; Chez Pierre, em Cabreúva (SP) e Agrivert, em Valinhos (SP). 

foie gras é proibido em 22 países, entre os quais:

Alemanha, Argentina, Áustria, Califórnia(EUA), Dinamarca, Finlândia, Holanda, Irlanda, Israel, Itália, 

Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça. 

No Brasil, foi abolido nas cidades de Sorocaba e São Paulo no estado de São Paulo, Florianópolis e Blumenau no estado de Santa Catarina e também no estado do Paraná, com intensa e persistente ação de ativistas, entidades e ONGs de proteção e defesa dos direitos dos animais, bem como o louvável empenho e dedicação de representantes políticos e juristas atuando em prol dos animais no âmbito da lei. 

Que cada vez mais pessoas comprometam-se com uma alimentação ética e compassiva e respeitem o direito à vida digna de todos os animais! Que o seu bom senso e sentimento falem mais alto que um capricho do paladar!
Pelo fim da crueldade animal!



Confira a discussão e o "processo civilizatório" em Santa Catarina, maior produtor nacional da infame iguaria.




Dizy Ayala
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Direitos dos Animais, 
Formanda em Publicidade e Propaganda - 
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Página no facebook
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com



Saiba mais sobre este e outros temas no livro Uma Escolha pela Vida 
e faça você também um consumo consciente 
com maior qualidade de vida, respeito ao planeta
e às outras espécies que o dividem conosco.

Informações no link


2 comentários:

  1. Que triste sina destes coitados bichos! Que artigo bem escrito! Que maravilhosa imagem! Pelos que já se foram, pelos que se livraram do atroz sofrimento!!! Pelo Fim da Crueldade com os Animais!!!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão! Desejo profundo que chegue logo o dia da libertação animal por um cruel capricho do paladar. Sejamos dignos de humanidade tratando os animais sem crueldade.

    ResponderExcluir