quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

EXISTE UMA FORÇA MAIOR QUE O ACASO. A ESCOLHA.

EXISTE UMA FORÇA MAIOR QUE O ACASO. A ESCOLHA.

Por Dizy Ayala


Liberdade é ter escolha. E quando se é condicionado a fazer tudo igual sem pensar, sem ponderar, somos levados a pensar que não temos escolha. 
Mas há sim!

"A questão da escolha não é entre as opções que se têm diante de si; trata-se na verdade de decidir quais são nossos valores mais profundos, porque em ultima análise, é isso que motivará nossa decisão final. E quando se tem claros os valores, a decisão é consequência". (Liz Greene)

Podem as circunstâncias não serem as melhores, quando tomamos para nós as decisões sobre nossas escolhas, com consciência, seremos livres. 
Na prática, vivemos em uma sociedade de consumo que procura estabelecer o valor de cada um de nós por aquilo que temos ou o que somos capazes de ter como consumidores.

O quanto você está disposto a enxergar?

O mundo está erigido no valor do dinheiro e as grandes corporações estão dispostas a fazer qualquer coisa para obter lucro. Elas devastam a natureza, sacrificam vidas humanas e animais e até mesmo fomentam conflitos mundiais para render ganhos com armamentos e a fome.

Sim, as mesmas empresas que dominam o mercado de alimentos são também as que fomentam o mercado farmacêutico. Quando o alimento deixa de ser o seu medicamento, como dizia o filósofo grego Hipócrates e as pessoas se alimentam da dor de animais assassinados e subprodutos da indústria, produtos tóxicos e nocivos à saúde, a farmácia passa a ser a extensão da mesa e um negócio bastante rentável.
Quando a população mundial está sedenta e com fome, ela está sujeita e submissa aos que detém o poder do capital.

Existem milhares de pessoas no mundo que hoje estão reféns de líderes mundiais por se tratarem de refugiados de guerra, nações desoladas por epidemias e fome, aquelas mesmas que são o maior potencial de recursos para diversas indústrias.

Por outro lado, há pessoas, como nós, em condições de se alimentar, morar em domicílio fixo, estudar e trabalhar. Especialmente ao nosso grupo de pessoas que dispõe dessa condição e esclarecimento, recai o compromisso de fazer escolhas conscientes que questionam a procedência de produtos e serviços. Porque se você compra dessas corporações você está financiando as práticas de exploração. É o seu dinheiro quem paga.

QUEM TEM DIREITO DE ESCOLHA PODE FINANCIAR PRÁTICAS QUE SEJAM COOPERATIVAS PARA O PLANETA E SEUS RECURSOS NATURAIS E DEFENDER POPULAÇÕES LOCAIS DE INÚMEROS PAÍSES QUE POR ATIVIDADES EXTRATIVISTAS,TENDEM A SER EXPLORADOS POR EMPRESAS MILIONÁRIAS E SEM ESCRÚPULOS.

No que diz respeito aos animais tidos como de produção, vale a mesma premissa! Quem são as pessoas contratadas para fazer o serviço sujo para que as bandejas de supermercado estejam abastecidas?  Pessoas, em sua maioria,  sem instrução e sem perspectiva. Ou aqueles mesmos exilados de guerra, que estão à mercê da economia de outros países.

A esmagadora maioria das pessoas que compra no supermercado não teria coragem de matar animais para comer, porém sente-se confortável com a ideia de financiar o crime fazendo com que pessoas façam de seu ofício, o ato de matar, exaustiva e doentiamente,  todos os dias!

Cabe refletir e agir fora da matrix! Valendo-se de valores éticos e morais!


Isso porque a ética convida os indivíduos a problematizar os significados dos valores morais. Esses tendem a ser naturalizados pela sociedade uma vez que são anteriores aos indivíduos e dão forma aos costumes (CHAUÍ, 2012, p.386). Ao tencioná-los, descortina-se a possibilidade de agir eticamente e não apenas em função de padrões ou leis de conduta. Por essa razão, para Arendt (2004), quando um indivíduo, ante uma situação controversa, é capaz de dizer “não devo” em lugar de “não posso” ou “não quero”, efetivamente tem-se uma ação ética. Dizer “não posso” pressupõe o veto de alguma lei ou norma enquanto “não quero” se resume à arbitrariedade dos desejos. Não obstante, “não devo” delata a existência de uma consciência moral e o caráter de pessoas que são capazes de privilegiar uma escolha ética a uma escolha meramente baseada nos limites das leis ou nos apetites dos seus desejos.

SEJAMOS A MUDANÇA QUE QUEREMOS VER NO MUNDO! (Gandhi)



Dizy Ayala
Defensora dos Direitos dos Animais, 
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Página no facebook

Ação pelos Direitos dos Animais  

4 comentários:

  1. Talvez, a dificuldade maior esteja na negação da conexão da vida que se destrói com os corpos ingeridos. Muitos humanos recusam-se a enxergar porque isso significaria admitir a participação em um mal de imensa gravidade. Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, Liz! É bem verdade que quando ficamos diante da escuridão somos expostos ao medo e à dor. A compensação ao longo do processo vem da libertação de nosso ser em unidade com toda a criação! Somos um!

      Excluir
  2. òtimo texto - Profundo e direto... Concordo com tudo que escreveste - tenho fé que nossa sociedade aos poucos, muitas das vezes por obrigação, possa vir a entender ou compreender tais escolhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! A esperança é que cada vez mais pessoas despertem mente e coração para evolução em sua própria jornada. As razões, o tempo e comprometimento são livre-arbítrio, ainda assim urgentes e necessários. Já é tempo de despertar!

      Excluir