segunda-feira, 20 de março de 2023

Universidade de Cambridge vota a favor da transição baseada em plantas

 


Estudantes de Cambridge votaram a favor do início das negociações para remover todos os produtos de origem animal de seus serviços de alimentação.

 

A moção foi proposta pelos organizadores da campanha Plant Based Universities (PBU). A iniciativa exige uma alimentação "sustentável e 100% vegetal" nos cafés universitários por razões ambientais.

 

Em votação realizada em 20 de fevereiro deste ano, 72% dos representantes estudantis, sem abstenção, votaram a favor da moção. A PBU Cambridge, apoiada pelo sindicato estudantil de Cambridge, agora entrará em diálogo com os Serviços de Catering da Universidade. Eles esperam chegar a um plano para fazer a transição dos cafés universitários para longe dos produtos de origem animal o mais rápido possível.

 

"A campanha Plant Based Universities foi criada como uma resposta direta a um enorme ponto cego na sustentabilidade universitária: sua alimentação", disse o co-fundador da campanha, Nathan McGovern, ao Plant Based News (PBN).

 

"Particularmente em Cambridge, uma instituição líder mundial, esta decisão foi tomada como um sinal claro de que os tempos estão mudando e os jovens estão tomando as medidas necessárias".

 

A Universidade de Cambridge é uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Acredita-se que haja cerca de 24.000 alunos matriculados atualmente. A maioria dos estudantes que votaram foi a favor de um impulso à base de plantas.

 

No passado, a universidade removeu cordeiro e carne bovina de seus cardápios em meio a preocupações ambientais. Desde então, a Plant Based Universities elogiou sua decisão de dar o próximo "passo necessário".

 

Faculdades reprimem a carne

 

A Universidade de Cambridge não é a primeira instalação educacional no Reino Unido a adotar uma alimentação baseada em vegetais.

 

Em novembro do ano passado, o sindicato estudantil da Universidade de Stirling, na Escócia, anunciou que removeria todos os produtos de origem animal de suas lojas de alimentos até 2025. Essa decisão também veio após uma campanha da Plant Based Universities.

 

O custo ambiental da carne

 

A pecuária é uma das indústrias mais destrutivas que existem. É uma das principais causas de perda de biodiversidade e desmatamento e, também, é responsável por pelo menos 14.5% das emissões globais de gases de efeito estufa (embora algumas estimativas coloquem esse número muito mais alto).

 

Vários estudos descobriram que uma mudança para um sistema alimentar baseado em vegetais é essencial para evitar o colapso climático. Isso demanda uma compreensão por parte da população de quão críticas são nossas dietas.

 

Fonte: Plant Based News 

 Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário