domingo, 20 de maio de 2018

Pesquisa Ibope aponta que 14% dos brasileiros declaram ser vegetarianos


Pesquisa Ibope aponta que 14% dos brasileiros declaram ser vegetarianos
Levantamento pedido pela SBV revela que cerca de 22 milhões afirmam ‘sou vegetariano’; dentre as motivações estão a preocupação ambiental, saúde e exploração animal.
Conforme matéria de Priscila Mengue, de O Estado de São Paulo 
 Hippie pós-moderno? Comedor de alface? O perfil do vegetariano ultrapassou os estereótipos das últimas décadas e hoje atrai de adeptos da alimentação natural até quem não dispensa junk food.
Nova pesquisa Ibope Inteligência aponta que 14% dos brasileiros com mais de 16 anos – cerca de 22 milhões de pessoas – concordam parcial (6%) ou totalmente (8%) com a afirmação “sou vegetariano”. 
Na mesma tendência, estudo da Kantar Ibope Media aponta que, de 2012 até o ano passado, cresceu de 8% para 12% o total de adultos (de 18 a 75 anos) que se declaram vegetarianos nas Regiões Sul e Sudeste do País e nas áreas metropolitanas de Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília. “Deixou de ser uma escolha restrita a um grupo. Hoje toda família tem um vegetariano, um vegano”, diz Cynthia Schuck, coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 
Para ela, mesmo que nem todos sigam o vegetarianismo de forma estrita (sem nenhum ingrediente animal), se reconhecer como tal é positivo. “São pessoas que se identificam e estão no caminho. E, para o mercado, já é um público que conta”.
Professora do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Juliana Abonizio aponta que a religião foi o motivo predominante décadas atrás, enquanto hoje cresce a motivação ambiental, por saúde ou por não concordar com a exploração animal. “Tem gente que começa pela saúde e depois vira militante”.

O movimento ganhou força na internet, especialmente nas redes sociais. A estudante de Letras Leonora Vitória, de 18 anos, aderiu ao ovolactovegetarianismo após assistir filmes que envolvem o tema, como a ficção Okja, da Netflix. “No princípio eu não sabia o que consumir e como fazer. Procurei grupos no Facebook, receitas na internet e fui me virando”.

O vegetarianismo “saiu do obscurantismo”, resume a professora de Psicologia da Universidade Brasil, Pâmela Pitágoras, que estudou o tema no doutorado. “Quando uma coisa começa a crescer, a ser divulgada, atrai mais pessoas”, explica. 
Vice-presidente da Associação Alagoana de Nutrição, Viviane Ferreira aponta que a procura de um nutricionista especializado e a realização de um check-up são importantes na transição. “É preciso aprender a comer mais vegetais, o que as pessoas no geral não comem, mas é um mito achar que vegetariano é anêmico”, aponta.
A pesquisa Ibope ouviu 2 mil pessoas em 142 municípios de todas as regiões do País e classes sociais. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.
Saiba mais sobre o modelo nutricional de alimentação saudável, sem carne http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2017/03/conheca-as-4-dicas-para-uma-alimentacao.html
Especificações:
- Vegetariano estrito
Não consome alimentos com ingredientes de origem animal, tais como carnes, leite e seus derivados, ovos e mel.
- Ovolactovegetariano
Não consome carnes. Consomem ovos e laticínios, in natura ou em receitas de pães, bolos, sobremesas, etc.
- Vegano
Mantém dieta vegetariana estrita. Consome leites, queijos e “carnes” à base de plantas e faz uso de substituições vegetais no preparo de receitas.
Exclui o uso de produtos de origem animal, para higiene pessoal e limpeza, vestuário, como couro, peles e seda, entretenimento e serviços advindos da exploração de animais.
Texto adaptado de matéria publicada do jornal online Estadão
Fonte: SVB


Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  

Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e as outras espécies que o dividem conosco.

Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida 
através do e-mail dizyayala@gmail.com ou 
 nas livrarias SARAIVA, CULTURA e VANGUARDA.

Mais infirmações no link


Nenhum comentário:

Postar um comentário