quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A lição que nos ensina a criança. É preciso recordar!

A lição que nos ensina a criança. É preciso recordar!

 Por Dizy Ayala

A infância é aquela fase da vida em que somos mais autênticos, inocentes e sem reservas. Nessa época, estamos mais abertos ao convívio e relacionamento com todos, indistintamente. A criança se relaciona mais facilmente sem incorrer em alguns preconceitos apresentados pelo mundo adulto, como o racismo, o sexicismo e o especismo.


O sentimento é genuíno e incondicional! As diferenças não são excludentes, aliás, na maioria das vezes, não são nem mesmo percebidas!

A criança dedica o afeto ao ser que lhe cativa e sua interação é com todos os reinos! Ela é capaz de demonstrar afeto pelos seus familiares, amiguinhos, da mesma forma que é capaz de amar uma plantinha, um inseto ou um outro animalzinho qualquer.

Os grandes heróis não carregam armas,
não incitam a guerra e a intolerância...
Os grandes heróis estão vestidos de amor,
com simplicidade vivem suas vidas,
promovendo paz e harmonia.

É possível ver o quanto a sensibilidade humana está presente nas crianças, de maneira natural. É com o passar dos anos, que pela influência da cultura, valores e crenças, que essa criança pode moldar-se e perder esses seus valores de fraternidade!



Por mais que a sociedade tenha enfatizado modelos de consumo desenfreado, violência e descompromisso e até mesmo desafeto para a nova geração, sacrificando sim a inocência de muitas crianças corrompidas por esse desamor, há um crescente e surpreendente movimento de jovens inovadores que, sob o olhar de pais mais atentos, tem permitido aflorar verdadeiros exemplos de compaixão e a proposta de um mundo mais pacífico e gentil com todos os seres.



A cada dia que passa temos mais exemplos de que a nova geração está aberta a princípios de unidade e fraternidade com a natureza e os diversos seres. Elas motivam e cativam por seu exemplo de ação transformadora, pacífica e engajada com o todo que as circunda. 



"...A criança que vive com afeição aprende a amar.
A criança que vive com estímulo aprende a confiar.
A criança que vive com a verdade aprende a ser justa.
A criança que vive com o elogio aprende a dar valor.
A criança que vive com generosidade aprende a repartir.
A criança que vive com o saber aprende a conhecer.
A criança que vive com paciência aprende a tolerância.
A criança que vive com felicidade conhecerá o amor e a beleza."
Ronald Russel
...é ensinando que se aprende a AMAR!!







Defensora e Ativista dos Direitos dos Animais,
Formanda em Publicidade e Propaganda
Blogueira, Vegana.
Grupo Ação pelos Direitos dos Animais  no facebook



Dizy Ayala
Ação pelos Direitos dos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário