terça-feira, 20 de junho de 2023

Fique atento. Seu produto de beleza pode conter tubarão

 


Provavelmente, você nunca parou para pensar nisso, mas muitos batons, bases, cremes anti-idade, desodorantes, entre outros produtos de beleza e higiene pessoal, são feitos com uma substância retirada do óleo do fígado dos tubarões, o esqualeno.

 

0 esqualeno é um agente hidratante, rico em ácidos graxos e antioxidantes, amplamente, usado na indústria multimilionária de cosméticos e farmacêutica.

 

Porém, temos que lembrar que tubarões são VITAIS para a saúde do oceano. E 100 milhões deles são mortos todos os anos!

 

O uso do óleo do seu fígado alimenta uma demanda insustentável, que movimenta a pesca desenfreada de tubarões, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção.

 

Fonte: Sea Sheppard

 

Nota do Blog: Secreções da baleia, também, costumam ser usados para a produção de cosméticos, assim como a gelatina, que é um derivado da indústria da morte. Trata-se de restos de cartilagem e ossos, oriundos do abate dos animais, que são utilizados, particularmente, na produção de cápsulas e na composição de produtos de beleza e suplementos.

 

Muito tem-se propagado os supostos benefícios do óleo de fígado de tubarão e, também, bacalhau para a saúde. O tal Ômega 3. Cabe ressaltar que há alternativas vegetais como fonte de Ômega 3, até mesmo mais eficazes, como a linhaça.

 

Prefira sempre cosméticos e suplementos sem ingrediente animal e preserve vidas e ecossistemas.

 

Procure pelo selo vegano e marcas veganas, que garantem produtos sustentáveis e sem ingrediente animal. Em farmácias de manipulação é possível solicitar cápsulas feitas de alga carragena ao invés da gelatina.

 

Algumas marcas como a Unilife disponibilizam vitaminas e suplementos em cápsulas vegetais, e apresentam o selo vegano.

 

Há várias opções no mercado.


Nota do Blog:

O Brasil é o maior consumidor de carne de tubarão, comumente chamado Cação, no mundo. A pesca no país é, legalmente proibida, mas, acontece clandestinamente, para abastecer o mercado interno e, particularmente, para a exportação para a Ásia, das barbatanas. 

É preciso coibir essa prática hedionda e que ameaça, de forma brutal, a preservação de espécies ameaçadas de extinção, a pesca acidental de aves, tartarugas e golfinhos, dentre outros, e todo o ecossistema. 

Não há oceano vivo sem o tubarão. 

Saiba mais em

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2021/09/o-brasil-e-o-maior-consumidor-no-mundo.html

 Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário