quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Greta Thunberg é escolhida a personalidade do ano pela Revista 'Time'


Greta é a pessoa mais jovem a ser reconhecida como Personalidade do Ano.

A ativista sueca vegana, de 16 anos, se tornou um símbolo do ativismo ambiental por políticas que atuem no combate às mudanças climáticas, internacionalmente conhecida pelas mobilizações no seu país natal que inspiraram jovens do mundo inteiro a cobrar ações concretas de governos ações concretas de governos contra a crise ambiental.

Greta está em Madri, onde acompanha a COP-25. A jovem, na última sexta-feira, foi a principal estrela de uma manifestação de 500 mil pessoas pelas ruas da capital espanhola.

Desde que chegou à conferência, fez duras críticas ao assassinato de indígenas ao redor do planeta, incluindo o Brasil. Indígenas estão sendo mortos por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal. De novo e de novo. É uma vergonha que o mundo permaneça calado sobre isso, escreveu no seu perfil do Twitter, no último domingo (8).
Greta Thunberg comoveu a todos quando disse em discurso durante a Cúpula do Clima na ONU, em Nova Iorque, a líderes de 60 nações, que sua infância foi roubada pelo que chamou de palavras vazias dos líderes mundiais.

O ativismo de Greta começou em 2018, quando se viu acometida por uma depressão severa. A luta contra as alterações climáticas no planeta foi uma válvula de escape, para ela que já foi diagnosticada com Asperger, uma nuance do espectro autista, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e mutismo seletivo.

Sentada em frente ao parlamento sueco, em Estocolmo, com uma placa de madeira caseira com a mensagem: Greve Escolar pelo Clima!; Greta contagiou o mundo por manifestações pelo clima. A foto foi postada em seu Instagram no dia 30 de agosto de 2018.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que se retirou do Acordo de Paris, é alvo de duras críticas por parte de Greta Thunberg.

Greta participou da marcha Global Climate Strike, em 20 de setembro, em Nova York, EUA. A ativista, que não utiliza avião devido ao impacto ambiental, chegou a Lisboa no dia 3 de dezembro a bordo do catamarã La Vagabonde depois de 21 dias viagem, iniciada em Virgínia.

A ativista climática sueca Greta Thunberg, a ativista alemã Luisa Neubauer e outros jovens ativistas também participam da Conferência sobre Mudança Climática da ONU COP25. As jovens militantes ambientalistas participaram da Marcha pelo Clima, em Nova York, EUA.

A "Time" destacou na capa da sua próxima edição, junto à nomeação da jovem de 16 anos, o "poder da juventude". Como a própria "Time" destacou na justificativa pela escolha, o perfil da jovem se assemelha aos dos filhos de pais de "todos os cantos do mundo": uma adolescente "indignada com explosões repentinas de rebeldia".
 “É o começo de uma extinção em massa e tudo o que vocês fazem é falar de dinheiro e contos de fada sobre um eterno crescimento econômico. Como se atrevem?”
GRETA THUNBERG, 16 ANOS, ATIVISTA AMBIENTAL
Durante a Cúpula do Clima da ONU, em Nova York


No período de um ano, pontua a publicação americana, a mobilização da jovem em Estocolmo engatilhou um movimento jovem mundial e a levou para encontros com o secretário-geral das Nações Unidas e encontros com chefes de Estado e de governo e com o próprio Papa Francisco. As palavras de ordem originais, "Koklstrejk för Klimatet" ("greve escolar pelo clima", em português) ultrapassaram barreiras e inspiraram marchas e protestos nas ruas de cidades de mais de 150 países.
"Thunberg não é uma líder de um partido político ou de grupos que advogam por agendas. Ela também não é a primeira a soar o alarme a respeito da crise climática, nem é a mais adequada para resolver esse problema. Não é uma cientista nem uma política; não tem acesso a níveis de influência tradicionais, pois não é bilionárioa nem é uma princesa, uma estrela pop ou mesmo uma adulta. Ela é uma adolescente comum que, a partir da sua coragem de falar a verdade para poderosos, se tornou o ícone de uma geração", segue a "Time".
Mudança geracional
"Mudanças significativas raramente acontecem sem a força disseminada por indivíduos influentes, e, em 2019, a crise existencial vivida pela Terra encontrou esse pilar em Greta Thunberg", justificou a revista, citando os protestos "Sexta-feira pelo Futuro", que eclodiram na Europa; as marchas pelo clima que, em setembro, reuniram sete milhões de grevistas climáticos pelo mundo e o duro discurso feito pela jovem na Cúpula do Clima, nas Nações Unidas, conhecido pela frase "como se atrevem?", direcionada aos líderes mundiais.
Para a "TIME", Greta, portadora da síndrome de Asperger, um dos transtornos do espectro do autismo, se transformou na "maior voz do maior desafio enfrentado pelo planeta, e o símbolo de uma mudança geracional na cultura ainda mais ampla, refletida em todos os lugares, dos campi universitários de Hong Kong às câmaras do Congresso dos Estados Unidos".
Citando a brasileira Isabella Prata, mãe de dois grevistas climáticos de São Paulo, "Greta é a imagem dessa geração".
Em Madri, a jovem sueca tem defendido incisivamente, junto de outras lideranças juvenis, que os países signatários do Acordo de Paris assumam suas responsabilidades diante das metas firmadas pelo tratado em 2015, a partir do próximo ano.
Nesta manhã, na COP-25, Greta acusou chefes de Estado de não agirem na intensidade necessária para contornar a crise climática, já sentida por vários países do mundo.
Fonte: Time
Via O Globo

Dizy Ayala
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com



Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao planeta 
e as outras espécies que o dividem conosco.


Adquira o seu exemplar 
do lançamento Veganismo em Rede
através do e-mail dizyayala@gmail.com ou pelo Whats App (51) 981085255


Mais infirmações no link

2 comentários:

  1. Que sirva como exemplo para muitos jovens e adultos, humanos com consciência e comprometimento!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Marise!
    A causa ambiental é de todos nós.
    Grata por seu comentário!
    Abraço.

    ResponderExcluir