Capitalismo Consciente
- Visão Além do Lucro -
Por Dizy Ayala
O capitalismo consciente proposto pelo guru
indiano Rajendra Sisodia é um movimento que propõe uma economia de mercado que
visa o bem-estar e felicidade e não apenas o lucro. Ao oferecer um produto ou
serviço, empresta-lhe um valor além do material.
O capitalismo tradicional está focado no produto
e no lucro como resultado enquanto que o capitalismo consciente visa a
satisfação do cliente, inclusive em suas aspirações por colaborar com um mundo
mais sustentável e obtém o lucro como consequência natural e não o objetivo
fim.
O paradoxo é que o fato de o capitalismo consciente
não estar focado no lucro e sim em agregar valor para o cliente, meio ambiente
e sociedade, tem obtido melhores resultados do que o sistema tradicional. Tendo
em vista que a satisfação do cliente, nesse modelo, se dá sob um ponto de vista
mais abrangente, cada vez mais pessoas estão interessadas em contribuir com um
consumo consciente e estão aderindo às empresas que têm adotado essa prática.
O capitalismo consciente se baseia em quatro
pilares que são: propósito, cultura, liderança e público-chave.
Propósito - criar valores que vão além do lucro e que
inspirem empresários, funcionários e também consumidores. Ex. Whole Foods, maior
empresa de orgânicos do mundo tem o propósito de ensinar os consumidores a se
alimentarem de forma mais saudável e com isso ter uma qualidade de vida melhor.
Cultura – engajar os membros da equipe e seus investidores,
em uma relação de confiança. Ex. SouthWest, companhia aérea, tem na cultura da
motivação, o incentivo ao plano de carreira dos funcionários alinhado às metas
da empresa.
Liderança – buscar o que há de melhor nos funcionários,
promovendo ações transformadoras que agregam valor para os consumidores e
investidores. Ex. Patagonia, empresa de vestuário esportivo, prima por
parceiros locais na produção de sua matéria-prima, o algodão, de forma
sustentável e destina 10% do seu lucro para cooperativa de proteção do meio
ambiente.
Público-chave – manter todos os envolvidos no negócio a par
dos resultados para que estejam engajados. Ex. Grupo Pão de Açúcar, maior
varejista brasileiro, entende que há “muito além do lucro”, nas palavras de seu
diretor Abílio Diniz, e é preciso estar atento ao que acontece à sua volta e
ter orgulho do que faz, agregando valores de bem-estar e felicidade às empresas
e seus serviços.
No Brasil, o conceito de Capitalismo Consciente
está constituído desde 2013, como um movimento que vem agregando lideranças
conscientes e o fomento de empresas alinhadas com a proposta. Há também um
incentivo ao ensino em universidades para preparar e formar profissionais para
essa nova proposta, visão e missão.
O novo sistema operacional para as empresas é
centrado nas relações humanas. Com inspiração em Martin Luther King e Gandhi,
apresenta o amor como valor para engajar as pessoas. Propõe um ambiente onde o
amor e o respeito são o mais importante. Em uma empresa consciente, todos são
importantes à sua maneira.
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana
Defensora dos Direitos dos Animais
Formanda em Publicidade e Propaganda -
Página no facebook
Ação pelos Direitos dos Animais
Dizy Ayala
Formanda em Publicidade e Propaganda -
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Conheça mais sobre o capitalismo consciente pelo site www.capitalismoconscientebrasil.com e assista o TEDx sobre esse tema: https://www.youtube.com/watch?v=_UlZoxQuIzQ
ResponderExcluirGratidão.
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