com Animais em Porto Alegre
Por Dizy Ayala
16/09/2015
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (16/09) o Projeto que Proíbe Uso de Animais em Teste de Cosméticos do vereador Marcelo Sagarbossa.
Na terceira semana consecutiva em que se pretendia a votação, enfim o tema é levado à plenário e aprovado!
Foram 25 votos a favor e apenas dois contra, dos vereadores Reginaldo Pujol (DEM) e Nereu D'Avila (PDT).
A proposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) e do Coletivo Cidade mais Humana foi elaborada em conjunto com o GAE Grupo Abolição ao Especismo, tendo sido protocolada em 23 de janeiro de 2014.
http://www.cidademaishumana.com.br/site/2014/01/projeto-proibe-uso-de-animais-em-testes-de-cosmeticos/
“O objetivo é garantir a efetiva proteção contra os maus tratos e o sofrimento dos animais, já que são efetivamente sujeitos de direitos”, explica o Sgarbossa.
Tendo em vista a relevância do tema para a causa animal, grupos como o Ação pelos Direitos dos Animais, protetores e ativistas independentes incentivaram e apoiaram sua aprovação, seja presencialmente ou pelas redes sociais.
Material do grupo Ação pelos Direitos dos Animais foi compartilhado, da campanha Pare com os Testes em Animais, ativa desde abril de 2014.
Desde o caso do Instituto Royal, de 2013, o tema ganhou maior notoriedade e a partir de campanhas internacionais, como da Human Society International, aliadas à Declaração de Cambridge em 2012, em conjunto com ações educativas da palavra de especialistas como Sergio Greiff e Thales Trez, autores do livro A verdadeira Face da Experimentação Animal e trajetória de Róber Bachinsky, biomédico e pesquisador no Instituto John Hopkins, os movimentos de proteção engajaram-se ainda mais na promoção de informações.
Hoje 2/3 da população brasileira não quer mais os testes e já se empenha por fazer um consumo cruelty free (sem crueldade).
Que os bons ventos da mudança se afirmem e se propaguem.
Já é tempo de abolir a exploração e crueldade com os animais.
A ciência e tecnologia tiveram avanços significativos e já dispõe de métodos substitutivos.
A partir do uso de novos métodos, também se ganham novos mercados e se poupam vidas!
Todos saem ganhando!
Parabéns ao Vereador Marcelo Sagarbossa pela iniciativa, persistência e aprovação,
ao GAE, Grupo de Abolição ao Especismo pela assessoria no Projeto e a todos que torceram, participaram e fazem do seu dia-a-dia um ato de amor e defesa pelos animais.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2015/09/aprovada-lei-que-proibe-uso-de-animais-em-testes-de-cosmeticos-em-porto-alegre-4849238.html
Leia também PESQUISAS SEM ANIMAIS: INCENTIVOS E DESAFIOS COM RÓBER BACHINSKI
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2015/01/pesquisas-sem-animais-incentivos-e.html
tema apresentado na Câmara Municipal de Porto Alegre, em janeiro de 2015, em presença do vereador Marcelo, Grupo GAE e Ação pelos Direitos dos Animais.
Algumas das ações cruelty-free do grupo Ação pelos Direitos dos Animais em
Dizy Ayala Ação pelos Direitos dos Animais |
Defensora e Ativista dos Direitos dos Animais,
Formanda em Publicidade e Propaganda
Nenhum comentário:
Postar um comentário