domingo, 20 de julho de 2014

Em Ação Pelos Direitos Animais há oito meses

Em Ação Pelos Direitos Animais há oito meses!
Em Ação Pelos Direitos Animais há oito meses!


Dizy Ayala

Há exatos oito meses, no dia 20 de novembro de 2013, foi a primeira vez que o grupo Ação pelos Direitos dos Animais foi à rua manifestar em prol da causa animal. Nós nos unimos a um movimento nacional pela vida animal, inspirado no resgate no Instituto Royal, com manifestações em várias capitais e demais cidades em todo país, com o lema de Pare com os Testes em Animais.  Na ocasião tivemos a resposta gratificante de que as pessoas querem sim mais informação e engajar-se ao movimento de proteção animal. Em uma hora de manifestação com um grupo estimado de 20 pessoas distribuímos 1000 folders informativos sobre testes em animais e a importância de um consumo comprometido com marcas que não testam, numa campanha difundida com o lema Liberte-se da Crueldade! Também foram colhidas assinaturas para encaminhar ao Congresso Nacional, através da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais.

Ação Pelos Direitos Animais em Esquina Democrática/PoA/RS

Frente Parlamentar de Defesa  dos Animais em Assembléia Legislativa/RS


Uma semana depois, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente as ativistas Adriana Khouri e Adriana Greco, em reunião na Assembleia Legislativa para tratar da necessidade de acabar com os testes em animais no Brasil, uma vez que há métodos substitutivos, com suporte tecnológico e eficácia já conferida por países que aboliram os testes, dentre eles vários da União Europeia, a Índia e Israel.



Publicação do Jornal Correio do Povo 

Seguimos com a campanha de Pare com os Testes em Animais na participação em um evento por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Animais, com caráter abolicionista, constando na contra capa que na dor somos todos iguais, estendendo nossa compaixão, além dos animais de estimação, para todos os animais.








Em abril, fizemos uma ação no Brechocão, em Porto Alegre/RS, com distribuição de folders da campanha Pare com os Testes, já promovendo a Manifestação prevista para esse mesmo mês.

Manifestação Pacífica Pare com os Testes em Animais UFRGS 

Por ocasião de Porto Alegre ter sediado o 1° Encontro Latino Americano de Toxicologia, organizamos a Manifestação de Pare com os Testes em Animais, unindo forças com vários grupos de proteção e defesa animal, ativistas e simpatizantes, totalizando mais de 100 pessoas.  A Ação aconteceu em frente aos portões da Reitoria da Ufrgs, local do Congresso, no dia de abertura do evento.

Manifestação Pacífica Pare com os Testes em Animais em frente à Reitoria da UFRGS

Dando voz a 2/3 da população brasileira que quer o fim dos testes em animais, manifestamos com faixas, cartazes, divulgando através do microfone e dos folhetos explicativos que é possível substituir o modelo animal e consumir produtos livres de crueldade. Por se tratar de uma universidade, foi abordada também a questão do ensino, que através de protótipos robôs, simuladores e programas virtuais também pode e deve dispensar o uso de animais vivos em aulas. Foram feitos alguns atos como o abraço simbólico, momento marcante, onde todos se deram as mãos e em conjunto circundamos os portões da universidade.










Tivemos participação em um manifesto nacional pelo fim da caça ao javali, pedindo por uma maior fiscalização do Ibama.




Bruno Pinheiro (à direita) da FALA/DF
Na noite de 29 de maio, estivemos reunidos com Bruno Pinheiro, diretor da FALA Frente de Ações pela Libertação Animal. Bruno vem promovendo a abolição animal como direito constitucional dentro do Congresso em Brasília e somando vozes em várias capitais brasileiras para que esse direito seja entendido sem especismo (defender uma espécie) e estendido a TODOS os animais!





E, em junho, por ocasião da Copa do Mundo 2014, ter tido em Porto Alegre uma de suas sedes, promovemos a Manifestação pela Vida. Fizemos uma longa caminhada desde o Gasômetro, passando pelo acampamento farroupilha e seguindo até o entorno do Estádio Beira Rio, distribuindo material sobre o Veganismo e nossas escolhas diárias sem crueldade. Com muita descontração foram distribuídos mais de 2000 folhetos em meio a um fluxo intenso de pessoas conterrâneas e turistas de vários países.

Manifestação pela Vida Copa do Mundo 2014 Porto Alegre/RS/Brasil


Seguimos com a campanha da Torcida pela Vida, pela web, durante o período dos jogos em Porto Alegre, como contraponto a intensa promoção da mídia ao consumo de churrasco nessa ocasião.

Ainda neste mesmo mês, por ocasião da morte da cachorrinha Twid, que foi arremessada pela janela por sua dona, depois de um histórico de maus tratos, houve um protesto exigindo maior atenção e rigor das autoridades quanto ao direito e proteção dos animais. Este clamor por parte de várias entidades, ativistas e protetores se estendeu a todas as espécies, uma vez que são todos animais. Foi dado o alerta para os presentes e público em geral que se nos comove a morte de um animal de estimação, também os outros animais, que costumamos entender como alimento, em nada diferem em sensciência (capacidade de sentir dor) e também consciência, como afirmado em pesquisas recentes por neurocientistas como Philip Low, que atribui a animais como o porco, nível de consciência proporcional a uma criança de quatro anos! Na dor somos todos iguais! Estenda sua indignação a todos os seres que sofrem!








E no dia de hj, 20 de julho, comemoramos o Dia do Amigo com ação de panfletagem de material de Pare com os Testes em Animais, junto ao Brechocão no Parque da Redenção.





O grupo Ação Pelos Direitos dos Animais participou ainda de ações de promoção à alimentação vegana, nos eventos Beatles Day Cidade Baixa em Alta, na 6ª edição do Comida de Rua e na Inauguração do B Burguer, primeiro fast food vegano do Brasil.

 





Intensa e gratificante trajetória, onde somaram-se forças para cada uma dessas Ações!

Entendemos o Veganismo como uma filosofia de vida e também como um ativismo diário, possível para qualquer indivíduo, uma vez que poupamos vidas a cada escolha que fazemos no prato, nos produtos que usamos, na roupa que vestimos e nas escolhas de entretenimento que fazemos! Junte-se a nós! Go Vegan!






Dizy Ayala
Ação pelos Direitos dos Animais




Defensora e Ativista dos Direitos dos Animais, 
Formanda em Publicidade e Propaganda
Blogueira, Vegana.
Grupo Ação pelos Direitos dos Animais  no facebook
dizyayala@gmail.com


3 comentários: