quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

2021: Surto de gripe aviária é notificado em diversos países da Europa e Ásia

Com rápido avanço, gripe aviária coloca países em alerta


A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificou surto de gripe aviária em diversos países da Europa e Ásia, tais como: França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Suécia, Arábia Saudita, Vietnã, Ucrânia, República Checa, África do Sul, Romênia, Índia, Eslováquia, Hungria e China. 

E, pela primeira vez nesta semana, Croácia, Eslovênia e Polônia, após atingir gravemente Rússia, Cazaquistão e Israel. Os avisos de notificação da organização sobre a ocorrência da doença se acentuaram desde o início do ano.

O vírus identificado foi o H5N8 é considerado altamente contagioso e mortal pelos organismos de saúde, cuja notificação anterior data de junho de 2017. Também foram relatados casos de H5N5 e H5N1. A fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, de acordo com a OIE.

Os casos foram identificados em aves migratórias como também em granjas de criação de galinhas, patos, gansos e codornas. O que já resultou na morte de mais 1,6 milhões de aves.


"O risco de transmissão em granjas e de mais casos entre aves selvagens é maior do que nos últimos dois anos, por causa da aparição maciça de vários vírus da gripe aviária na Europa", disse uma porta-voz do Instituto Friedrich-Loeffler, agência federal de pesquisas de doenças animais da Alemanha.


Embora o risco para humanos seja baixo, a Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) disse nesta semana que a evolução do vírus deve ser monitorada de perto. Uma cepa da H5N1 é conhecida por se espalhar para humanos.

Surtos de gripe aviária, como de outras doenças animais, frequentemente levam países importadores a impor restrições comerciais.

"Já está difícil exportar com a Covid, isso pioraria ainda mais", disse a repórters Dennis Lambert, presidente-executivo da LDC, maior grupo avícola da França, na quarta-feira.

Infos Via Portal Terra

 

Mais uma vez fica evidente a urgência em acabar com a exploração e o consumo de animais, e todo sofrimento decorrente que está a gerar toda ordem de doenças.

Retire as pandemias do prato e prefira alimentos saudáveis à base de plantas.

Há várias opções de carnes vegetais ou produzidas em laboratório.

O modelo de exploração de seres vivos está falido e só podemos esperar mais e mais doenças a infectar e matar animais e humanos.

Considere o veganismo.


Acesse https://www.veganuary.com/pt-br/inscreva-se/ 


Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário