segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

África do Sul aposta em agricultura celular para acabar com abate de animais

 

"Mais de 60 bilhões de animais terrestres são abatidos a cada ano, e a maioria vive em condições de superlotação, insalubridade e são mortos de maneira cruel", aponta a startup Mzansi Meat Company.

Na África do Sul, a  Mzansi Meat,  fundada por Brett Thompson e Jay Van Der Walt, é a primeira do país a investir na agricultura celular com o objetivo de acabar com o abate de animais para consumo, produzindo carne cultivada.

A Mzansi Meat, que tem uma equipe formada por quatro mulheres e dois homens, também destaca que o desenvolvimento de proteínas alternativas à carne de origem animal é uma necessidade urgente em um mundo em que a agropecuária já utiliza mais de 80% das terras cultiváveis e 30% da reserva mundial de água doce.

O uso de antibióticos na produção de carne também é um forte motivo para seguir esse caminho. “Infelizmente, seu uso excessivo tem levado a um aumento de bactérias resistentes a antibióticos. Nosso processo de cultivo, por outro lado, não requer antibióticos e não gera hormônios do estresse, salienta.

E mais: “Nossos métodos de coleta de células são isentos de crueldade e, usando exclusivamente um meio de cultivo, sem soro fetal e fatores de crescimento, você pode ter certeza de que nossos produtos terão um desenvolvimento rápido e sustentável”.

A empresa explica, ainda, que para alcançar esse objetivo tem utilizado uma combinação de biomateriais – como hidrogéis, celulose vegetal e culturas de leveduras para desenvolver os sabores e texturas da carne tradicional.

“Estamos comprometidos em seguir processos moralmente corretos e planejamos ser transparentes em relação aos métodos de cultivo de células. É nossa esperança nos tornarmos um guia para práticas de agricultura celular responsável e de produção de carne cultivada e sustentável na África”.

Eis o futuro da indústria de alimentos!
Produtos à base de plantas e originados da agricultura celular.

Pelo fim da crueldade animal, pela preservação do meio ambiente e pela saúde das pessoas.

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

2 comentários:

  1. Simplesmente fantástica essa causa ! Tem meu apoio total!
    Sonho
    com o dia em que o leite e derivados também possam ser processados sem o sofrimento de vacas, touros e bezerros...

    ResponderExcluir
  2. Grata por seu comentário Virginia!

    Na verdade, já temos várias opções vegetais de leite e derivados no mercado.
    Se interessar sugiro a leitura desses artigos https://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2019/08/crescimento-do-veganismo-expande.html

    http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2015/06/laticinios-nao-fazem-parte-de-uma.html

    Acessando o campo de pesquisa com o tópico leite vegetal é possível acessar vários artigos sobre o tema.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir