quarta-feira, 29 de julho de 2020

Nova Zelândia reconhece legalmente todos os animais como seres sencientes



A Nova Zelândia reconhece legalmente o que todo defensor dos animais já sabe, que todos os animais são seres sencientes e tem sentimentos como eu e você.

A decisão se estendeu a todos os animais, não apenas a cães, gatos, símios e golfinhos.

O Projeto de Emenda ao Bem-Estar Animal, aprovado em maio de 2015, estipula que, agora, é necessário "reconhecer os animais como sencientes" e que seus tutores devem "atender adequadamente ao bem-estar desses animais". Ou seja, os animais devem ser tratados de maneira que não lhes sejam causados dor e angústia.

"Dizer que os animais são sencientes é afirmar explicitamente que podem experimentar emoções positivas e negativas, incluindo dor e angústia, disse a Dra. Virgínia Williams, presidente do Comitê Consultivo Nacional de Ética Animal, de acordo com o animalequality.net

Quaisquer animais podem igualmente sentir dor física e psicológica assim como os humanos. Aliás, os animais também são conscientes, eles tem consciência de si e do seu entorno. O que existe são diferentes níveis de consciência.

Também a França modificou sua legislação, recentemente, conferindo aos animais o status de seres sencientes, ou seja, retirando-os definitivamente da condição de coisa. Alguns países como a Alemanha, Suíça e Áustria já fizeram constar em seus textos legais que animais não são objetos.


Link do artigo de lei aqui 

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Para mais informações acesse o link

Conheça mais sobre o movimento que mais cresce no mundo e faça escolhas conscientes! Por sua saúde, pela preservação do meio ambiente e por compaixão aos animais.



29 comentários:

  1. O proximo passo talvez seja deixarmos de comer cadaveres.Tudo isso por respeito aos animais e não por compaixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que almejamos, a libertação animal de toda exploração humana por respeito e compaixão aos nossos semelhantes, os animais.

      Excluir
    2. Ten razão. Respeito . Eu nao como carne de mamíferos há já 20 anos .adoro as vacas, os porcos e os bezerros .

      Excluir
    3. Que possamos estender nosso respeito e compaixão por TODOS os animais para que vivam suas vidas por seus próprios propósitos e não para serem explorados para os mais variados fins para a cobiça e ganância dos humanos.

      Excluir
  2. Parabéns Dizy Ayala pelo seu texto informativo. Já em 1927, ao cunhar o termo "Bioética, Fritz Jahr apontava que a psicologia não se restringe aos seres humanos, mas aplica também os mesmos métodos para os animais. Poe meio da biopsicologia (estudo da alma de todos os seres vivos) começou-se a construir elementos para a bioética, como, por exemplo, a assunção de obrigações morais em relação aos seres humanos e todas as formas de vida. Tudo o que vive IMPORTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário Prof. Alvori! Há quanto tempo vozes se levantam em prol dos animais, inclusive no campo da ciência, que já comprovou a senciência e níveis de consciência nos animais. E sim, toda vida importa.

      Excluir
  3. Vale lembrar o Imperativo Bioético de Fritz Jahr: “RESPEITAR TODOS OS SERES VIVOS EM GERAL, COMO UM FIM EM SIM MESMO E TRATÁ-LOS, SE POSSÍVEL, COMO TAL”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Os animais existem por seus próprios propósitos e não para nos servir. Que lhes seja permitido o direito à vida. Abraço fraterno.

      Excluir
  4. Estive na Nova Zelândia como professor visitante. Eles querem conhecer a cultura brasileira e nós precisamos aprender com eles.

    ResponderExcluir
  5. Prof. Luciano Maluly (USP) MUITO OBRIGADO PELA MENSAGEM

    ResponderExcluir
  6. verdade DEUS deixou os animais sobre os cuidados dos homens o homem que se respeita tem sempre a melhorar nessa visão e conduta fico feliz por ver pessoas com grande dedicação indo além das fronteiras tomando como partido de vida que DEUS lhes abençoe em tudo que chegar em vossas mãos

    ResponderExcluir
  7. Lavo roupa no tanque de casa e sempre tem uns 3 maribondos que pegam água para a nova casa que constroem. Eu sempre deixo e aguardo eles acabarem de pegar a água. Um dia um deles caiu no chão do tanque onde tinha sabão, ficando preso e se debatendo. Peguei ele por uma das asas e passei rápido pela torneira bem pouco aberta e solte ele pra cima e ele levantou voo. Nem chegou a voltar pra sua obra e sim pra pegar água. Aguardei ele terminar atenta. Ele se foi e os outros 2 voltaram e era como se fossemos grande amigos, com muito respeito entre nós. Todos os dias eles vem. E todos os dias somos amigos. Se eles percebem que eu já estava usando a água, esperam pacientemente eu acabar. Temos respeito de um pelo outro. É isso que falta aos humanos: respeito de uns pelos outros. Grata, Senhor, por quando nos dás, diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Teresa, lindo mesmo. Aqui em casa eu também já acompanhei o trabalho de uma vespa que vinha pegar água no vaso sanitário para construir sua casa. Ela entrava e saía pelo basculante do banheiro.

      Excluir
    2. Grata, Senhor?! Se for o bíblico,nada a gradecer. Ele se deliciava com o cheiro de carne queimada...

      Excluir
    3. Que gracinha!! Eu também recebi visita de marimbondos na minha lavanderia e a relação aqui é igualmente amistosa! Estar perto da natureza, qualquer que seja ela, aguça nossa percepção e respeito! Lindo demais!

      Excluir
  8. Ah, sim!... descobri que a obra deles não é perto do tanque e sim na rua ao lado, de onde eles voam bastante até chegar lá em casa. Algo lindo pelo amor e respeito que temos entre nós, eu e os maribondos que não atacam nem nada parecido, ao contrário. É bonito e me deixa muito feliz e alegre.

    ResponderExcluir
  9. Lindo. Muito bom esse tipo de relato que mostra a essência da vida. O interrelacionamento entre as coisas vivas é um fato. E é fundamental descobrirmos esta relação.

    ResponderExcluir
  10. Respeitar a vida dos animais é um dever de todos nós. Amá-los porque são vidas que Deus criou. Protegê- los através de leis e conscientização é nossa obrigação.

    ResponderExcluir
  11. Finalmente. Já se fazia tarde há que séculos.

    ResponderExcluir
  12. Porque permanecemos nesta insanidade ?
    Que nos leva a cometer o mesmo erro alimentar durante ciclos de vida ?
    Sei, somente alguns já terem "acordado", mas porque não todos ?
    Estranha insanidade... Estranha forma humana de sentir que só ela é supra !
    Assim jamais conseguirá ela atingir o desejado Plus ultra !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejamos que cada vez mais mentes e corações se abram à justiça e compaixão com os outros seres que dividem o planeta conosco. São nossos semelhantes, dignos de viver suas vidas e seus próprios propósitos.

      Excluir
  13. Precisamos lutar por esse objetivo aqui no Brasil😔💔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. O projeto de lei existe, mas para ser aprovado precisou retirar vários artigos em função da exploração dos animais para consumo e atividades como o rodeio. Há muito que avançar.

      Excluir
  14. Eu vivo na França e aqui por mais que a legislação tenha sido modificada (como mencionado no fim do texto), os animais não são visos como seres sencientes. Muito pelo contrário, os animais pets, por exemplo, são tratados como um objeto, literalmente, tanto que as pessoas aqui (diferente do Brasil) não aceitam nem que voce toque ou brinque com os pets deles, eles são hostis quando tentamos interagir, eu tenho a percepção que os animais são tratados como se fossem um telefone celular; um objeto que foi adquirido e que ninguém pode tocar! (Muitas vezes estes animais são comprados, aqui apesar de existirem varios abrigos para adoção de animais, muitas pessoas ainda os compram)
    Quanto a industria de abate de animais para alimentação, aqui é muito forte, culturalmente associado "a boa alimentção"! O conhecimento das pessoas aqui em relação a vegetarianismo e veganismo ainda é muito limitada, quase ninguém sabe se quer a diferença (Eu passo uns perrengues aqui tentando me alimentar bem). Até se encontra opções com rótulos "veganos" nos supermercados, mas quando lemos os ingredientes sempre encontra-se leite, ovo, mel etc...
    Acho a França bem mais atrasada neste assunto (e em muitos outros) em comparação ao Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor de existir uma lei que lhe confere esse status é que ações podem ser movidas em prol dos animais com amparo legal e jurídico e, de alguma forma, também pressiona a sociedade a uma nova percepção e comportamento com relação a causa animal. Mas, com certeza, é uma via dupla, a sociedade tem um papel fundamental na mudança de atitude.

      Excluir
  15. Os animais merecem todo o meu respeito, todo o meu AMOR! <3

    ResponderExcluir