quarta-feira, 17 de junho de 2020

Lewis Hamilton gera polêmica ao se manifestar contra touradas na Espanha



 Imagem autoportal

Lewis Hamilton, piloto inglês da Mercedes e hexacampeão da Fórmula 1, voltou a se posicionar em relação a temas polêmicos. Ele que tem voz ativa nas redes sociais, se pronunciou recentemente em protesto pela morte do norte-americano George Floyd e, agora, no último domingo, dia 14, no Instagram, clamou pelo fim das touradas na Espanha.

Segundo Hamilton, a prática é um verdadeiro "massacre de animais".

As tradicionais touradas são consideradas parte da cultura na Espanha. “É realmente nojento, Espanha! As crianças espanholas são ensinadas a torturar e matar touros a partir dos 14 anos. Estamos pedindo ao Ministério da Educação da Espanha, que feche imediatamente as escolas de touradas”, disse Hamilton em seu Twitter.

A própria Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que as touradas violam a Convenção dos Direitos da Criança, já que fazem com que os jovens pratiquem atos violentos, enfatizou ele. "É uma tortura mascarada de cultura", afirmou.

Ainda em suas redes sociais, Hamilton pediu para que seus seguidores assinem uma petição, criada pelas Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta), uma das principais organizações internacionais pelos direitos dos animais, que clama pelo fim das escolas de touradas na Espanha.

Essa não é a primeira vez que Louis Hamilton se manifesta em relação a pautas de defesa dos animais. O piloto é vegano desde 2017.

Em resposta, o ministro da cultura da Espanha, José Manuel Rodríguez Uribes, lamentou a manifestação de Hamilton e a classificou como ofensiva. “São palavras ofensivas e atacam as pessoas que têm uma paixão e um sentimento positivo por uma prática que no nosso país é considerado cultural”, disse o político em entrevista à rádio espanhola RNE.

Com essa declaração infeliz, o ministro evidencia o quão é distorcida a visão do que seja paixão por um esporte, uma vez que animais não foram feitos para o entretenimento e que a tourada é uma verdadeira tortura para os animais.

Como falar em paixão e sentimento positivo ao torturar um animal até a morte, espetacularizando a violência, e pior, perpetuando esses valores para crianças, ensinadas desde a infância a crer no poder imposto pela crueldade e sujeição de um vulnerável e considerado inferior.

Como estudos já revelaram, não é à toa que países como a Espanha revelam traços de violência também em suas relações humanas. Veja-se no caso do trato às mulheres, Homens que afirmam sua virilidade e força pela violência estão a construir que legado?

Que mais vozes se levantem contra a infame violência aos animais e crianças, que devem ser ensinadas sobre a força e importância do amor como catalizador de um mundo mais justo e mais humano. E que tenham eco em cada vez mais corações por todo o mundo.

Dizy Ayala
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com



Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao planeta 
e as outras espécies que o dividem conosco.



Adquira o seu exemplar 
do lançamento Veganismo em Rede
através do perfil @dizyayala ou e-mail dizyayala@gmail.com 
ou Whats App (51) 981085255

Acesse o botão no topo da página à direita


Para maiores informações acesse o link

4 comentários:

  1. Sim, é realmente nojento, Espanha! Que acabem em todo os países que ainda praticam esta crueldade.
    As touradas ainda têm certa popularidade em Portugal e no sul da França, e acontecem também em Colômbia, Venezuela, Equador e México.
    Mais um "esporte" vergonhoso e cruel, submetendo a torturas animais subjugados pelo fascínio da maldade com quem não consegue se defender.
    Parabéns, Hamilton!
    Vergonhoso, primeiro ministro, falar em "sentimentos", vilipendiando o direito à vida digna!
    Sim, Dizy Ayala, o primeiro ministro da cultura "evidencia o quão é distorcida a visão do que seja paixão por um esporte, uma vez que animais não foram feitos para o entretenimento e que a tourada é uma verdadeira tortura para os animais".
    Quanta coisa a mudar neste mundão caótico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata mais uma vez Marise por suas palavras. É inconcebível que ainda tenhamos práticas como esta ocorrendo nos dias atuais. Propagando crueldade e violência como valores e cultura. É preciso acabar com tradições cruéis. Pela defesa dos animais e pela evolução da humanidade._/\_

      Excluir
    2. Acho que TODA modalidade "esportiva" que se usa animais tem que acabar! Rodeios, rinhas, polo, corridas de cavalos, corridas de cães etc. Animais são vida, sopro de algo sagrado, estão aqui como criação para serem livres e amados e não serem usados para diversão egoista e retrograda de mentes atrasadas.
      Gostaria do fim dos zoológicos também, fim de tudo que acaba com a liberdade dos seres.
      Queria que uma legislação fosse a nível mundial criada para proibir essas violências.

      Excluir
    3. Grata por seu comentário Renato!
      Com certeza é o que todos queremos a libertação animal de qualquer exploração humana. No caso em questão, a própria Declaração dos Direitos dos Animais prevê que animais não foram feitos para o entretenimento, porém, por interesses econômicos e um senso comum primitivo essas atividades continuam a existir. Que mais e mais tomem consciência e deixem os animais em Paz!

      Excluir