segunda-feira, 15 de junho de 2020

É urgente um novo sistema alimentar a partir da pandemia, destaca ambientalista britânica.



A mundialmente reconhecida primatóloga e ambientalista britânica Jane Goodall é contundente: a humanidade estará “acabada” se não mudar drasticamente seus sistemas alimentares em resposta à pandemia e à crise climática.

“Nós causamos esse problema para nós mesmos por causa de nosso absoluto desrespeito aos animais e ao meio ambiente”, disse Goodall.

“Nosso desrespeito aos animais selvagens e aos animais em cativeiro criou essa situação, onde uma doença pode se adaptar e infectar seres humanos”.

“Para evitarmos novas pandemias devemos abandonar a agropecuária industrializada e a destruição dos habitats naturais, atividades que estão relacionadas com o surgimento de zoonoses e de microorganismos resistentes a antibióticos”, enfatiza.

“Uma das lições aprendidas nesta crise é que precisamos mudar nossas condutas. E os cientistas nos alertam que, para evitar crises futuras, precisamos mudar drasticamente nossas dietas e consumir mais alimentos baseados em plantas, para o bem dos animais, do planeta e da saúde de nossos filhos”.

Nessa transição, a preservação da saúde humana e do meio ambiente, junto ao combate à fome são essenciais. A pandemia evidenciou o grau de vulnerabilidade de muitas comunidades, especialmente dos países mais pobres, as desigualdades no acesso à comida.

Mesmo a industrialização do agronegócio das últimas décadas não foi capaz de impedir que milhões de pessoas passassem fome em todo o mundo por conta da queda na economia mundial por causa da COVID-19.

O modelo alimentar vigente é insustentável, cruel e desigual. Ao migrar para uma economia de mercado verde, com ênfase para uma alimentação à base de plantas temos a chance de minimizar drasticamente os impactos ambientais, retirando a violência contra as outras espécies e a pandemia do prato.

Dizy Ayala
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com



Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao planeta 
e as outras espécies que o dividem conosco.



Adquira o seu exemplar 
do lançamento Veganismo em Rede
através do perfil @dizyayala ou e-mail dizyayala@gmail.com 
ou Whats App (51) 981085255

Acesse o botão no topo da página à direita


Para maiores informações acesse o link

4 comentários:

  1. Por ética, por respeito à vida, por compaixão, por preservação ambiental, pela saúde, seja qual for a razão, a humanidade PRECISA mudar, URGENTEMENTE, seus hábitos e sentimentos de respeito e, até mesmo, de lógica!!
    Não vamos sair desta (e outras mais) caso isto não aconteça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário, Marise!
      Sim! Momento derradeiro e urgente.
      Abraço.

      Excluir
  2. Parabéns por divulgar e fortalecer o veganismo. A gente não pode desistir jamais!

    ResponderExcluir