quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Justiça determina, enfim, transferência da elefanta Bambi para santuário

Foto Jornal Tribuna Ribeirão

Elefanta será transferida do Zoológico Municipal em Ribeirão Preto para o Santuário Elefantes do Brasil em Mato Grosso do Sul   
Em julho, ao analisar uma ação civil pública, movida pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, alegando negligência e maus tratos da Prefeitura, e contra a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, órgão que deu o parecer favorável à permanência de Bambi no município, a 1ª Vara da Fazenda Pública decidiu manter a elefanta em Ribeirão Preto.

Porém, a entidade recorreu à segunda instância e a decisão em caráter liminar do desembargador Roberto Maia, relator do processo na 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), foi publicada na segunda-feira (17). Na decisão, o desembargador declarou haver indícios de maus tratos ao animal. Por hora, a decisão não cita a elefanta Maison, que encontra-se no mesmo local.
"Destaco a existência de imagens e laudos técnicos dando plausibilidade às alegações de maus tratos, robustecida pela insatisfação popular, além do perigo existente, desde o próprio prolongamento do sofrimento em si, como possível morte do elefante e a especialização do SEB para acolhimento deste espécime", escreveu Maia.
Por meio de nota, o Bosque declarou que respeita a decisão judicial. A direção do Zoo contou que cuida da elefanta há seis anos, mediante a autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, oferecendo os cuidados com sua saúde física, mental e nutricional. Ainda segundo o Bosque, Bambi possui idade avançada para a espécie. Atualmente, ela tem 58 anos, sendo que o registro mais velho de um animal semelhante em cativeiro foi de 62 anos.
"A preocupação com a transferência da Bambi continua, já que a distância é longa pelo fato de a elefanta também apresentar problemas de saúde "deslocamento de retina bilateral, catarata bilateral e lesão óssea crônica inflamatória em membro posterior direito", explicou a direção do zoo.
 A discussão sobre uma possível transferência dos animais ganhou as redes sociais com a participação da ativista Luisa Mell que solicitou que seus seguidores pressionassem o prefeito Duarte Nogueira (PSDB). A postagem contou também com o apoio de celebridades como o padre Fábio de Melo e a atriz Paula Burlamaqui.
"Capturada da natureza, explorada, humilhada e abusada pelo Circo Stancowich durante quase toda sua vida. Quando foi resgatada pelo Ibama estava neurótica, estressada... foi levada para um Zoo em Lema e depois transferida para o Zoo em Ribeirão Preto. Para continuar a entreter as pessoas. Está definhando a cada dia", escreveu.
Luisa Mell também criou um abaixo-assinado pedindo a transferência das elefantas para o Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, que contou com forte adesão da opinião pública.
"É conhecida a inabilidade dos zoológicos em preservar o bem estar dos animais que lá vivem, estes locais são incapazes de reproduzir o habitat desses animais [...]. O Santuário de Elefantes Brasil tem real capacidade para arcar com a transferência e proporcionar uma vida em liberdade com assistência especializada", declarou.
Porém, as declarações de Mel não agradaram os biólogos e profissionais que trabalham no zoológico. Nas redes sociais, um texto assinado por dois funcionários do local foi publicado com críticas às denúncias feitas por Mell a respeito dos zoológicos.

Transferência

O Santuário de Elefantes do Brasil disse que vai conversar com todas as partes envolvidas para definir como será essa organização da transferência. Pela distância entre o bosque e Chapada dos Guimarães, a viagem duraria 17 horas e 30 minutos.

Em seu novo recinto no Santuário, Bambi terá uma área de 30 hectares, equivalentes a 300 mil metros quadrados, com riacho, lago, árvores e um espaço com lamas. Ela deve morar com outras quatro elefantas da mesma espécie: Maia, Mara, Lady e Rana.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente disse que a ação é acompanhada pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Departamento de Fauna (DeFau).


Infos G1 e Jornal Tribuna Ribeirão



Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Para mais informações acesse o link

Conheça mais sobre o movimento que mais cresce no mundo e faça escolhas conscientes! Por sua saúde, pela preservação do meio ambiente e por compaixão aos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário