quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Surto de Coronavírus na China tem origem animal e está 'mutando e se espalhando' em outros países.


O coronavírus mortal  que surgiu na China está se adaptando e sofrendo mutações, alertaram autoridades chinesas nesta quarta-feira, 22/01/20, enquanto o número de casos confirmados continuava a crescer.

Quase 500 pessoas foram infectadas em todo o país, com o total de mortes aumentando para pelo menos 17, todas na província de Hubei, onde os primeiros casos foram registrados em dezembro.
O surto teve origem em Wuhan, capital da província de Hubei, e causa febre, tosse e dificuldades respiratórias. Segundo a Agência de Notícias Alemã, os coronavírus podem infectar animais e pessoas, causando doenças que variam do resfriado comum a doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
As autoridades de saúde confirmaram a transmissão de humano para humano, e os casos começaram a se espalhar para outras cidades chinesas e no exterior. O principal meio de transmissão é através das vias respiratórias e a mutação permite espalhar ainda mais a doença, disse Li Bin, vice-diretor da comissão nacional de saúde da China.

Os casos têm sido associados ao mercado público de frutos do mar em Wuhan. Ainda que alguns mamíferos aquáticos possam portar o coronavírus, como a baleia-beluga, também são comercializados no mercado outras classes de animais selvagens vivos, o que inclui galinhas, morcegos, coelhos e cobras — e são apontados como fontes mais prováveis.

Em Wuhan, que possui 11 milhões de habitantes, as autoridades locais estão pedindo às pessoas que evitem grandes reuniões sociais nos esforços para conter a disseminação e estão impedindo a importação de gado e animais selvagens para a cidade, disse Li.

Nota: Convém destacar que já houve episódios recentes da chamada gripe aviária e gripe suína  emergindo da China. Que a intensa atividade de exploração animal para uma grande demanda de carne no país mais populoso do mundo está a adoecer milhares de animais. Inclusive, foram reportados episódios de doenças respiratórias graves e fatais em porcos, chamados de deltacoronavírus suíno em 2012 e 2014, confira aqui https://news.osu.edu/new-pig-virus-found-to-be-a-potential-threat-to-humans/ , que geraram por parte das autoridades uma busca frenética por medidas para contenção das epidemias, que já na época representavam risco de contágio a humanos. A partir de então cientistas trabalharam na mutação genética desses animais para tentar evitar doenças. Conforme artigo https://www.stlucianewsonline.com/gene-edited-farm-animals-are-on-their-way/ Dentre as preocupações, além do maltrato animal, está o fato de que os produtos de animais modificados podem desencadear alergias ou que genes neles inseridos entrem no DNA humano. 

E, por fim, em 2019, foi reportada a morte de milhares de porcos por peste suína. Agora, a contaminação é atribuída a morcegos, que além de infectar porcos, também fazem parte do cardápio da China. Ou seja, além dos impactos ambientais da pecuária, como o aquecimento global e a poluição fortemente percebida nos países asiáticos, o sofrimento animal tem gerado doenças com novos e cada vez mais potentes vírus, inclusive nos humanos e, na tentativa de contê-los, com um verdadeiro coquetel de medicamentos, a resistência a antibióticos.  Prefira uma alimentação à base de plantas e tenha uma vida mais saudável, preservando o meio ambiente e vidas animais.

A doença despertou alarme em lugares como Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul, Tailândia e Filipinas, onde autoridades disseram que montariam zonas de quarentena ou examinariam passageiros da China em busca de sinais da doença.

A embaixada dos EUA na China emitiu um alerta de saúde instruindo os viajantes a Wuhan a evitar animais, mercados de animais, carne não cozida e contato com pessoas doentes.
mais
Em todos os países da Ásia e de lugares tão distantes quanto os EUA, foram adotadas medidas de triagem nos aeroportos para viajantes vindos da China, em um esforço para conter o surto. A Coréia do Norte também fechou suas fronteiras para todos os turistas estrangeiros, a maioria dos quais visita da China.
Medidas de saúde pública na China também foram implementadas, incluindo a triagem de passageiros em Wuhan, para evitar a repetição do surto de SARS, que se originou na China e se espalhou globalmente, matando quase 800 pessoas em 2002 e 2003.

Há uma grande preocupação em torno do Ano Novo chinês, no fim de janeiro, período em que centenas de milhões de pessoas viajam. Cingapura e Hong Kong tem escaneado passageiros que chegam de avião de Wuhan, medida que autoridades dos Estados Unidos passaram a adotar desde a última sexta-feira em três grandes aeroportos em San Francisco, Los Angeles e Nova York.

Os EUA, Coréia do Sul, Japão e Taiwan confirmaram um caso cada. Também, mais recentemente, a Rússia comunicou um caso.
"Os indivíduos devem procurar atendimento médico se desenvolverem sintomas respiratórios dentro de 14 dias após visita a Wuhan, na China", recomenda o Dr. Nick Phin, vice-diretor do Serviço Nacional de Infecção do Public Health England.
Uma reunião de emergência foi convocada pela Organização Mundial da Saúde hoje em Genebra para determinar se o surto de coronavírus constitui uma emergência de saúde global e intensificar os esforços para conter a infecção.

Fonte:
https://www.telegraph.co.uk/news/2020/01/22/coronavirus-outbreak-china-rises-440-cases-9-deaths/https://aawsat.com/english/home/article/2077051/mystery-illness-china-caused-coronavirushttps://www.nationalhogfarmer.com/animal-health/bats-attributed-new-coronavirus-killing-pigs-chinahttps://www.seudinheiro.com/2019/onu/fao-eleva-para-7054-milhoes-numero-de-animais-eliminados-por-peste-suina/





















Dizy Ayala
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com


Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao planeta 
e as outras espécies que o dividem conosco.



Adquira o seu exemplar 
do lançamento Veganismo em Rede
através do perfil @dizyayala ou e-mail dizyayala@gmail.com 
ou Whats App (51) 981085255

Acesse o botão no topo da página à direita


Para maiores informações acesse o link

4 comentários:

  1. Dizy,

    "Prefira uma alimentação à base de plantas e tenha uma vida mais saudável, preservando o meio ambiente e vidas animais."
    Você disse tudo...

    Enquanto a exploração animal existir em níveis tão altos quanto os atuais, problemas semelhantes continuarão a ocorrer.

    Um bom final de semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
  2. Grata por seu comentário Simplicidade!
    Vivendo em plena era tecnológica, nenhuma exploração animal é necessária.
    Enquanto ela existir seguiremos colhendo os efeitos da dor e sofrimento que causamos.
    Um bom final de semana pra você também.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Na verdade, a espécie humana é que pretende corromper a natureza, explorando recursos e outras espécies, e, dessa forma, colhe os frutos da dor e sofrimento que causa. É a chamada lei do retorno.

      Excluir