quinta-feira, 29 de junho de 2023

Espanha põe ponto final aos circos com animais selvagens

 


Aprovação da nova Lei de Proteção dos Direitos e Bem-estar dos Animais, na Espanha, determina a proibição total do uso e exploração de animais silvestres em circos.

 

O trabalho constante de organizações locais deu origem ao InfoCircos, uma iniciativa cujo objetivo era cobrar ações concretas do governo, para acabar com a utilização de animais selvagens em circos em todo o país.

 

Há uma crescente e forte oposição do público ao uso de animais selvagens em circos, o que tem levado cada vez mais países europeus a adotar proibições, ajudando a eliminar, gradualmente, esse setor obsoleto e cruel que explora o comércio de animais selvagens, como grandes felinos, que, muitas vezes, acabam sendo vendidos como animais de estimação exóticos.

 

A nova legislação, também, inclui planos para introduzir um sistema de lista "positiva" de espécies, que restringiria as espécies que podem ser mantidas como animais de estimação exóticos na Espanha.

 

Infelizmente, diversos países, inclusive na Europa, adotaram ou estão em processo de implementação de "listas positivas", permitindo a criação e manutenção de algumas espécies em cativeiro para comercialização.

 

Esse sistema pretende reduzir ou limitar o comércio e criação de animais exóticos, além de adotar uma abordagem preventiva, o que é bom, mas, ainda, o permite a algumas espécies.

 

Contudo, qualquer espécie incluída em uma lista positiva deve atender a critérios relacionados ao bem-estar animal, à conservação, à saúde humana e animal, à segurança e aos riscos ambientais.

 

Desse modo, esse exemplo da Espanha é, parcialmente, positivo, uma vez que impede a exploração de animais em circos, mas, ainda, prevê a manutenção de uma lista de animais silvestres, mantidos em cativeiro, para fins comerciais.

 

No Brasil, a proibição de animais em circos, ainda, carece de legislação federal. Dos 26 estados, apenas 12 possuem legislação que proíbe a prática.

 

Precisamos avançar na consideração moral dos animais e entender que nenhum silvestre merece viver em cativeiro, somente, para satisfazer interesses humanos.

 

Os animais nasceram para ser livres!

 

Fonte: Fórum Animal

 Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário