Mostrando postagens com marcador fim da crueldade animal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fim da crueldade animal. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Bulgária acaba com a última fábrica de peles no país


A Bulgária está agora oficialmente livre de quintas de peles, marcando uma grande vitória para os animais e outro passo poderoso em direção a uma Europa livre de crueldade.

A última fazenda de vison no país está fechada desde o início deste ano. O proprietário antecipou, assim, a proibição nacional da criação de peles, que, esperamos, será aprovada em breve.

Antes mesmo do fechamento, não sobraram animais nas instalações.

Não foram emitidos novos pedidos, licenças ou certificados para quaisquer atividades de criação de peles.

Atualmente, não existem locais ativos ou registados para reprodução de animais, para extração de peles, em qualquer lugar da Bulgária.

Esperamos que a extração de peles seja oficialmente proibida em breve para que a Bulgária possa aderir à lista crescente de países europeus que rejeitam essa crueldade.

Este marco vem graças aos esforços incansáveis dos defensores dos direitos dos animais, à pressão pública e ao apoio generalizado para acabar com esta prática ultrapassada e desumana.

Juntos, estamos a construir não apenas uma Europa sem peles, mas também um futuro sem peles - um país de cada vez.

Via Four Paws

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e da Natureza.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

 

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Justiça determina suspensão do transporte e abate de fêmeas prenhes no RS, Brasil

 



A Princípio Animal ingressou com Ação Civil Pública em desfavor do Estado do Rio Grande do Sul, objetivando a efetiva fiscalização e proibição do transporte e abate de fêmeas em estado avançado de gestação.

O Ministério Público opinou pela procedência da ação judicial e proferiu a sentença. A juíza da Vara Regional do Meio Ambiente, Patricia Antunes Laydner, determinou a suspensão do transporte e o abate de fêmeas gestantes no Rio Grande do Sul, com determinação de emissão e apresentação de "atestado de não prenhez" aos abatedouros, para fêmeas de todas as espécies. O Estado foi condenado, ainda, a fiscalizar e proibir o transporte e o abate de fêmeas, sob pena de multa.

Na decisão, a magistrada ressalta que "ao longo da história, imperou nos sistemas jurídicos ocidentais, o paradigma da objetificação dos animais, tratados apenas como instrumento e propriedade do homem. No entanto, o estatuto jurídico de coisa já não é mais uma realidade, tendo em vista as revelações científicas no campo da senciência animal e da consequente ascensão do paradigma ético de sua proteção, enquanto indivíduos dotados de uma personalidade natural única e de dignidade própria".

A juíza evidenciou, ainda, que "os episódios bárbaros relatados nesta demanda, envolvendo as fêmeas gestantes destinadas ao abate, exigem efetiva atuação estatal consubstanciada na fiscalização para o impedimento e na adoção de todas as medidas cabíveis e legais para a repressão da crueldade contra os animais. Não encontra amparo constitucional e legal a conivência estatal com as práticas perpetradas por abatedouros, transportadores e produtores no Estado do RS, ao deixar de aplicar o disposto na Lei Estadual nº 15.363/2019, sob o argumento de falta de regulamentação".

A decisão é um marco na construção dos direitos animais, por efetivar o direito das fêmeas gestantes de todas as espécies.

Artigo Princípio Animal

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e da Natureza.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

quarta-feira, 2 de abril de 2025

México: tanque de golfinhos é finalmente fechado por crueldade com animais

 

A Profepa (Agência Federal de Proteção Ambiental do México) interditou o tanque de golfinhos do hotel Barceló Maya Grand Resort, após a divulgação de um vídeo chocante onde um golfinho morreu após bater no concreto durante um "show". Esta medida também responde à morte de outros dois golfinhos em 2024 no mesmo local.


O hotel NÃO tinha permissão para realizar shows de golfinhos e mantinha os animais em condições deploráveis, algo que ativistas denunciaram durante anos.


No México, os espetáculos de golfinhos continuam a ser uma "atração", mas a realidade por detrás deles é de exploração e sofrimento.


NÃO faça parte disso. Animais não foram feitos para o entretenimento.


Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e da Natureza.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

 

segunda-feira, 10 de março de 2025

Holanda bane o abate de pintinhos machos na indústria dos ovos

 


O setor avícola da Holanda, a Associação de Proteção Animal e o Ministério da Agricultura, Pesca e Segurança Alimentar definiram uma estratégia para banir o abate de pintinhos, até 2026.

Segundo o governo, as incubadoras já têm a capacidade de realizar a sexagem in-ovo, tecnologia que identifica o sexo do embrião ainda no ovo, impedindo o nascimento dos pintinhos machos, que seriam mortos.

Para quem não sabe, os pintinhos machos recém-nascidos são imediatamente mortos porque são considerados "inúteis" para a indústria, já que não produzem ovos e não têm as mesmas características das raças criadas para a produção de carne.

No Brasil, a Animal Equality têm dois projetos de lei em tramitação para proibir o descarte de pintinhos machos: PL 410/23 e PL 783/24.

O último já foi aprovado pela Comissão do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Ajude a banir a trituração de pintinhos machos no Brasil.

Assine a petição https://animalequality.org.br/.../pare-o-massacre-de.../... agora e mostre ao governo que a sociedade está mobilizada contra essa prática.


Convém salientar que essa é uma medida bem-vinda para minimizar o sofrimento de pintinhos recém-nascidos, que são imediatamente abatidos por não terem valor comercial. Ainda assim, é fundamental refletir sobre a crueldade da indústria de ovos, onde galinhas poedeiras são confinadas e forçadas a colocar o maior número de ovos, por conta da ganância humana. 

Galinhas são animais com forte instinto maternal, porém, na indústria, não terão jamais a chance de ter seus filhotes. Após meses de exploração, as galinhas, esgotadas, serão enviadas para o abate, depois de uma vida abreviada e infeliz.

Não seja cúmplice e prefira alimentos à base de plantas!

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e da Natureza.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão