segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Resistência e respeito à diversidade marcam presença e emocionam em posse de Lula

Resistência, como havia sido anunciado anteriormente, marcou presença na posse do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva. Por iniciativa da primeira-dama Janja, Rosângela da Silva, a participação da cachorrinha foi garantida como marca de um governo, amplamente, voltado às questões sociais, bem como à proteção dos animais.

A cachorrinha SRD (sem raça definida) foi adotada pelo casal, tendo acompanhado todo o difícil período dos últimos quatro anos de Lula até sua eleição, razão do nome escolhido para a mascote.

Em abril de 2018, Resistência apareceu no acampamento de militantes do PT e começou a ser cuidada pelas pessoas que permaneceram no entorno do local onde ele esteve preso, injustamente, por 580 dias até sua soltura.

Também por solicitação de Janja foi, pela primeira vez, suspensa a execução dos tiros de canhão, na revista do presidente Lula, pelas Forças Armadas, como medida de proteção a idosos, crianças, autistas e animais. E a cavalaria, igualmente, foi suspensa, para evitar a exaustão dos cavalos diante das horas dispendidas ao cortejo, em que seriam expostos ao calor do cerrado.

Todas essas medidas foram muito comemoradas por quem ama e protege os animais, e um indicativo promissor de que políticas públicas serão tomadas para a proteção animal, esta que é uma das promessas de campanha do eleito presidente Lula.

Foi um momento histórico e lindo, quando Lula e o vice, Geraldo Alckmin, e suas respectivas esposas subiram a rampa com Resistência e representantes da sociedade civil, inclusive o cacique Raoni, representando os povos originários, e destes recebeu a faixa presidencial. Como não houve presença do desgoverno antecessor, Lula foi empossado pelo povo brasileiro. O que foi dúvida até o último instante, de como seria a transição, acabou por ser uma comovente surpresa.


Pode interessar

Veganismo, Ética e Movimentos Sociais

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2018/05/veganismo-etica-e-movimentos-sociais.html 

Na campanha do PT, ainda em 2018

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2018/10/haddad-firma-compromisso-de-criar-orgao.html

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão


 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário