sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Maior casa de leilões de peles do mundo vai fechar as portas

É o fim da fútil e cruel indústria de peles

A descoberta de uma nova mutação do Covid-19 na Dinamarca levou o país a ordenar o abate de todos os visons. Ainda que a sentença tenha sido revogada, após a morte de 14 dos 17 mil animais previstos, esta medida afetou o negócio e vai levar ao fechamento da maior casa de leilões de peles do mundo, a Kopenhagen Fur.

A empresa dinamarquesa de 90 anos tem ainda peles suficientes para realizar leilões ao longo do próximo ano, todavia irá começar a liquidar o negócio depois disso, segundo um comunicado divulgado no seu site. Tage Pedersen, dona da Kopenhagen Fur, disse à Bloomberg que a decisão do governo não pode ser anulada e ignorada pela indústria. "Mesmo que alguns “criadores” sobrevivam de alguma forma, não há futuro", reforçou Pedersen à Bloomberg.

Esta decisão tomada pela primeira-ministra Mette Frederiksen surpreendeu a indústria das peles. Frederiksen justifica a sentença afirmando que esta nova mutação do vírus poderia colocar em risco os esforços realizados contra a Covid-19.

Os donos e criadores dos visons receberam incentivos financeiros para abaterem rapidamente esta espécie animal. A principal organização dos defensores dos direitos dos animais da Dinamarca, Dyrenes Beskyttelse, se manifestou contra a decisão do governo, alegando que se trata de um ato "cruel".

O alerta da Dinamarca, de que a nova mutação do vírus poderia colocar em risco a eficácia de uma vacina, foi contestado por Anthony Fauci, o maior perito em doenças infeciosas dos Estados Unidos. De acordo com as declarações de Fauci à Bloomberg, a mutação encontrada não compromete as vacinas em desenvolvimento, mas há quem acredite no contrário.

Já o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças disse no último dia 12 de novembro que a mutação do vírus encontrada no vison dinamarquês "pode afetar o nível de eficácia geral das vacinas em desenvolvimento". Contudo, também apontou para a "alta incerteza" e disse que "mais investigações são necessárias sobre a natureza dessas mutações e as suas implicações em questões como a eficácia da vacina", apurou a Bloomberg.

As incertezas inflamam a indústria das peles. Vários países europeus já relataram contaminações em quintas de visons, além da Dinamarca, nos Países Baixos, Polônia, Suécia e Grécia, França e também casos isolados na Itália e Espanha. Assim como nos EUA.

O governo de Frederiksenn espera agora que a lei seja aprovada pela maioria e quer que, segundo apurou a Bloomberg, toda a criação de visons seja proibida na Dinamarca até 2022. O que significa que a criação destes animais será extinta, fechando efetivamente a indústria para sempre.


Fonte: Jornal de Negócios e C/Lusa

Foto: Wikimedia Commons

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão




Conheça mais sobre o movimento que mais cresce no mundo e faça escolhas conscientes! Por sua saúde, pela preservação do meio ambiente e por compaixão aos animais.


Para mais informações acesse o link

Nenhum comentário:

Postar um comentário