quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Coronavírus: Dinamarca vai abater 17 milhões de visons após mutação do vírus

Imagem Reuteurs

A Dinamarca vai abater todos os visons criados naquele país, que serão entre 15 milhões a 17 milhões, após ter sido verificada uma mutação do novo coronavírus que infetou 12 pessoas, anunciou esta quarta-feira a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

A líder do executivo dinamarquês argumentou que esta evidência ameaça a eficácia de uma futura vacina contra a doença Covid-19, que é provocada por um novo coronavírus (SARS-Cov-2).

A mutação do vírus via visons pode criar o risco da futura vacina não funcionar como deveria (…). É preciso abater todos os visons”, afirmou Mette Frederiksen, numa conferência de imprensa.

Segundo as autoridades dinamarquesas, a população destes pequenos mamíferos naquele país situa-se entre os 15 milhões e os 17 milhões.

A Dinamarca segue o exemplo dos Países Baixos que, em agosto passado, decretaram o fim da prática de criar visons para a indústria de peles naquele país, após o registo de vários focos de infeção pelo novo coronavírus em explorações dedicadas à criação destes pequenos mamíferos.

Em junho passado, e após suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas, também as autoridades holandesas ordenaram o abate de vários milhares de visons.

Já em maio, as autoridades holandesas já tinham decidido proibir o transporte de peles de visons em todo o país, depois da divulgação do caso de dois trabalhadores de uma exploração localizada na zona do sul dos Países Baixos que teriam contraído o novo coronavírus através daqueles pequenos animais.

Na altura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, e perante as suspeitas, que estas possíveis contaminações poderiam ser os “primeiros casos conhecidos de transmissão” do novo coronavírus de animais para seres humanos.

Vison ou marta é a designação comum a várias espécies de mamíferos mustelídeos, que se assemelham às doninhas da América do Norte.

Fonte: O Observador

E, mais uma vez, os inocentes animais pagam com suas vidas pelo erro da exploração animal pela raça humana.

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

Para mais informações acesse o link

Conheça mais sobre o movimento que mais cresce no mundo e faça escolhas conscientes! Por sua saúde, pela preservação do meio ambiente e por compaixão aos animais.

2 comentários:

  1. Mais uma cena dantesca que provoca choro e vômito!
    COMO ainda podem ter pessoas neste mundo que ainda conseguem se enrolar na pele de um bicho morto, que viveu confinado, em sofrimento atroz, privado de sua liberdade?
    COMO as pessoas apenas reagem quando SUA saúde e integridade estçao ameaçadas?
    COMO sentir compaixão por uma espécie (A NOSSA, A HUMANA...) QUE TANTO MAL CAUSA A TODOS OS CONFINS PLANETÁRIOS?
    Assim como frangos, suínos, bovinos, os humanos avassalam e destróem por onde passam!!

    ResponderExcluir
  2. Mais de 50 milhões de visons por ano são criados para uso de suas peles. AINDA!! Na China, Dinamarca, Holanda e Polônia, surtos também foram relatados. Em fazendas de peles na Holanda, Dinamarca, Espanha, Suécia e Estados Unidos milhões de animais também foram sacrificados.

    Os humanos passaram a eles o SARS-Cov-2 e agora eles (visons) repassam aos humanos. Que espécie somos, afinal? Quando nos responsabilizaremos por todo mal que causamos a nós e às outras espécies?

    ResponderExcluir