Mostrando postagens com marcador vacinas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vacinas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

ANVISA determina que animais não precisam mais ser usados em testes de vacinas


Boa nova para os defensores dos animais! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de inaugurar um capítulo de esperança na 7a edição da Farmacopeia Brasileira, ao introduzir um novo método que substitui o uso de animais nos testes de segurança de medicamentos injetáveis e vacinas. Esta conquista não só evita o sofrimento de muitos animais em experimentos desnecessários, como também se ergue como um marco significativo na luta por um futuro mais ético e compassivo.

A Farmacopeia Brasileira, que regula e assegura os mais altos padrões de qualidade para insumos farmacêuticos e produtos de saúde, agora inclui um avanço inovador: o "Teste de Ativação de Monócitos (MAT)", um método que recorre a células humanas, substituindo o uso de animais.

Bianca Marigliani, Estrategista Senior de Pesquisa e Toxicologia da Humane Society International (HSI) Brasil, expressa sua alegria com essa inclusão, que, em sua visão, reafirma o compromisso do Brasil em abandonar os testes obsoletos em animais, para a liberação de vacinas, produtos derivados do sangue e outros medicamentos.

Ela ressalta, ainda, a importância da colaboração entre órgãos diversos para essa vitória. "Desde 2022, temos trabalhado com o CONCEA [Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal], o BRACVAM [Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos) e empresas biofarmacêuticas locais. Esta união de forças tem sido essencial para chegarmos até aqui. Seguiremos lutando por mais avanços, expandindo essa transformação para outras áreas da avaliação de segurança de produtos biológicos e medicamentos".

Esse é sem dúvida um passo de grande importância para a ciência, a ética e o bem-estar dos animais!


Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e da Natureza.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Coreia do Sul não vai mais exigir testes de toxicidade em animais

 


A Coreia do Sul vai parar de explorar milhares de animais em testes de toxicidade, após decisão histórica do Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos do país.

 

Esse método arcaico era realizado no controle da qualidade de grandes lotes de produtos farmacêuticos e vacinas, onde ratos e porquinhos-da-índia eram usados.

 

Esses animais eram alimentados à força ou injetados com novos produtos para ver a reação no seu corpo. Para analisar os efeitos nos órgãos internos, todos eles eram mortos.

 

O teste foi, originalmente, introduzido na década de 1950 e permaneceu um padrão, apesar do crescente aumento de evidências científicas questionando a viabilidade.

 

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde já haviam aconselhado o fim desse teste ainda em 2018 e lugares como União Europeia, Estados Unidos e Canadá já não realizam mais. No Japão e na Índia, o teste pode ser dispensado para alguns produtos.

 Fonte: HSI

Dizy Ayala

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Autora dos Livros:

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão