domingo, 23 de setembro de 2018

Do confinamento à liberdade. Ursa Marcha é transferida de zoológico para santuário.


Do confinamento à liberdade. Ursa Marcha é transferida de zoológico para santuário.

Marsha é uma ursa com idade de 33 anos, resgatada de maus-tratos em circos, e que foi mantida há 07 anos em um zoológico de Teresina, capital do Piauí. Além da precária infra-estrutura do zoo quanto ao recinto e à alimentação da ursa, está vinha sofrendo também com as altas temperaturas da região, especialmente por se tratar da espécie urso pardo, típica de locais frios da América do Norte, conforme avaliação de especialistas junto a denúncias de defensores dos animais.
Após várias negociações, travadas a mais de um ano, envolvendo diversos profissionais, engajados com representantes políticos, artistas, e ativistas de São Paulo, Brasília e outros estados, o documento que permitiu o transporte de Marsha foi obtido, no dia 06/09. E Marsha foi finalmente transferida para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, São Paulo.
O Santuário Rancho dos Gnomos, desde 1991, vem acolhendo inúmeros animais da fauna silvestre vítimas de acidentes e do tráfico, bem como animais vitimados por maus-tratos em circos. Dispõe de uma reserva para felinos de grande porte e também animais de fazenda. O local é rodeado por floresta nativa com temperaturas mais amenas que o Piauí, o que significa um grande alívio para Marsha, que agora recebeu um novo nome, Rowena, em seu novo lar, de uma nova vida!
Toda a logística da transferência da ursa do Piauí para São Paulo tem envolvido dezenas de profissionais da área de transporte, meio ambiente e proteção animal, contando com uma equipe que esteve diretamente envolvida no acompanhamento à ursa durante o processo, incluindo um médico veterinário especialmente requisitado pelo santuário.
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu suporte ao traslado de Marsha, disponibilizando um avião de carga e toda sua tripulação. A Porto Seguros, da mesma forma como em outros resgates envolvendo o Rancho dos Gnomos, deu todo o apoio logístico por terra (do aeroporto até os locais de saída e de destino). O Instituto Luisa Mell arrecadou uma generosa doação para adaptação de um recinto que servirá como primeira casa de Marsha, dentro do Rancho dos Gnomos. A nova moradia da ursa é bastante ampla, fica em meio a vegetação e inclui tocas, piscina de 1,5 metros de profundidade e capacidade para 36 mil de água, além de uma cascata. 




A reação de Rowena ao chegar ao local foi de desconfiança. Os primeiros passos foram tímidos, mas foram apenas alguns minutos para que ela explorasse todo o ambiente. 

Dados da matéria obtidos a partir de informações do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, Carolina Mourão, portal Vista-se e Instituto Luisa Mell.

Gratidão a todos envolvidos, inclusive todas as pessoas que se engajaram na campanha, assinando a petição para que a transferência fosse permitida! 

Pode interessar
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2017/01/pelo-fim-dos-circos-com-animais-no.html

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2016/02/circos-com-animais-e-tirania-do-riso.html
Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no Facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  


Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito à natureza 
e à vida, em todas as suas formas.

Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida 
através do e-mail dizyayala@gmail.com ou 
 nas livrarias SARAIVA, CULTURA e VANGUARDA.

Mais infirmações no link

2 comentários:

  1. Dizy,

    São atitudes como essa que mostram que ainda há alguma esperança na humanidade. :)

    Um bom final de semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão!
      Um ótimo final de semana Simplicidade e Harmonia!

      Excluir