quarta-feira, 11 de abril de 2018

Almíscar. Conheça a origem cruel e quais são as marcas do perfume.

Almíscar. Conheça a origem cruel e quais são as marcas do perfume.
Esse é o almiscareiro originário da Ásia e da África, que habita os elevados picos do Himalaia. Está à beira da extinção. O almiscareiro macho é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar. 





O animal capturado fica até 15 anos preso em jaulas apertadas, na mesma posição, é chicoteado ao redor das genitais para que se contraia e libere o odor para retirada do almíscar, sem que o animal seja morto, mantido em cativeiro, para que regularmente o “perfume” seja cruel e covardemente extraído.

É na China que o almiscareiro vive originalmente e onde atualmente é criado em cativeiro para garantir o abastecimento das indústrias cosméticas, próprias e de todo o mundo, especialmente Hong Kong e Europa Ocidental. 

Há outros animais que também possuem o almíscar e alguns também estão à beira da extinção, como veado almiscarado, rato silvestre almiscarado, boi almiscarado, pato almiscarado, gatos selvagens da Abissínia (antiga Etiópia), castores almiscarados, cervos e outros... 

Na maioria das vezes, esses são caçados e mortos para retirada do almíscar, ou seja, muitos mais animais são mortos para "abastecer" as indústrias de perfumes, visto que há produtos que chegam a utilizar mais de um tipo de animal.
Fique atento à procedência dos perfumes e evite musk, almíscar, almiscarados, âmbar e ambarados. 
-- Musk (almíscar) proveniente de uma glândula da cabra do Tibet Himalaio.
--Almíscar proveniente de uma glândula do almiscareiro macho e outros.
--Âmbar gris: secreção expelida pelo cachalote (baleia) encontrada nos genitais de cachalotes abatidos.
Nas mais belas e requintadas embalagens, é exaltado o luxo dos perfumes, leves ou fortes, sedutores, exóticos, em propagandas que utilizam modelos famosas, com altos cachês, para induzir às pessoas a compra, escondendo toda dor, sofrimento e morte de vários animais, pobres vítimas da  luxúria e ganância.
Lista de alguns dos perfumes que são produto de tortura de animais:
- CHANEL Nº5
- ACCQUA DE GIO - GIORGIO ARMANI

- ARMANI - GIORGIO ARMANI
- BOSS FEME - HUGO BOSS
- ROMANCE - RALPH LAUREN

- LAUREN STYLE - RALPH LAUREN
- GUESS FOR WOMEN - GUESS
- AZZARO - AZZARO
- INTIMATELY BECKHAN YORS - DAVID BECKHAN
- LOVELY - SARA JÉSSICA PARKER
- L' INSTANT MAGIC - GUERLAIN
- ANAIS ANAIS - CACHAREL 
- CK ONE - CALVIN KLEIN
- GABRIELA SABATINE - GABRIELA SABATINE
Atenção: O almíscar está presente em várias linhas de perfumes da AVON.



Dê preferência a perfumes, cosméticos, produtos de higiene e beleza sem crueldade. Confira

Lista de Produtos não testados em animais e veganos (versão atualizada)




Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  

Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e as outras espécies que o dividem conosco.

Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida 
através do e-mail dizyayala@gmail.com ou 
 nas livrarias SARAIVA, CULTURA e VANGUARDA.

Mais infirmações no link

103 comentários:

  1. Gostei muito dessas informações!ñ tinha conhecimento sobre isso!já usei o almysca ñ usarei mais. Obrigado pela sua informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário!
      Eu e os inocentes animais agradecem!

      Excluir
    2. O ser humano é responsável por todas essas crueldades impostas aos animais por consumir os produtos dessas torturas e mortes. Parem de consumir os produtos sejam perfumes, carnes, etc., que a matança para por não ter procura a oferta desaparece.

      Excluir
    3. Não adianta se lamentar e chorar as mortes e torturas de animais, o ser humano precisa é ter ação e tomar atitudes positivas. Não compre e nem consumam as mercadorias vindas de sofrimentos, torturas e mortes desses animais. Sem consumo não haverá ofertas.

      Excluir
    4. Grata por seu comentário!
      Exatamente isso.
      Sejamos diferença na vida dos inocentes animais, deixando de consumir produtos de origem animal.🌻

      Excluir
    5. O almiscar era febre na década de 80, usei muito e agora estou aqui me desvaindo em lágrimas, não sabia que animais eram sacrificados para agradar a minha preferência por essa fragrância. Perdão!

      Excluir
    6. Olá, não se culpe. Infelizmente, todos os produtos derivados de animais ou são ocultados com nomes científicos ou de essências que não nos permitiam saber sua proveniência. Nem mesmo que eram testados em animais. Assim como a violência contida em produtos alimentícios, muitas vezes, maquiados com a ideia de fazendinha feliz, como no caso dos laticínios. Pelo menos, hoje, dispomos de mais informação para fazer escolhas sem crueldade. Grata por seu comentário e por se importar.

      Excluir
    7. Tudo o que não for pra nossa sobrevivência, creio que dá com certeza para abrir mão e substituir por opções que dê para fazer! Mas, animais não são gente e por isso não se dá pra deixar de comer, é o nosso mantimento ou o deles! Se olhar para tudo o que se come como se fosse pensante como nós, agente morre e eles ficam! Por ser mos ser humano e pensamos, sim podemos tirar tudo aquilo que é extremismo inclusive a dó deles como se estivéssemos comento semelhantes a nós!

      Excluir
    8. Lisa, animais são sim nossos semelhantes, por isso pertencemos ao mesmo grupo biológico. Por uma questão de especismo e conveniência, é que o ser humano decidiu afagar cães e gatos e matar porcos, peixes, bois e galinhas. Mesmo isso muda de cultura para cultura, A verdade é que todos são, igualmente, seres sencientes, que sentem e sofrem como a gente. E, principalmente, no mundo moderno e tecnológico de hoje, temos inúmeras escolhas alimentares, sem crueldade nem dano para animais e meio ambiente. Eles existem por suas próprias razões e não para nos servir. Senão pela ideia de prepotência dos seres ditos humanos.

      Excluir
  2. Que dó! Que bom saber... ótimo se manter atualizada sobre essas atrocidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário Amanda!
      Concordo com você. Sempre que dispomos da informação, temos o poder de decisão de não compactuar com a crueldade animal e boicotar produtos que exploram o sofrimento animal. Abraço.

      Excluir
    2. Jamais usarei os perfumes proveniente de algum sofrimento.Fiquei chocada com essa informação.Grata por essa informação.

      Excluir
    3. Quais os da AVON que tem origem animal ?

      Excluir
    4. Grata pelo comentário. A princípio a Avon ainda não contém nenhum selo que a certifique como cruelty free. Por isso, vale dar preferência a marcas como a Natura e Quem Disse Berenice que já estão certificadas.

      Excluir
  3. QUE PAVOR; MUITO BOM SABER DISSO. ISSO PRECISA SER INTENSAMENTE DIVULGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Boa parte das pessoas não concorda com a crueldade animal, mas muitas vezes somos surpreendidos e nem mesmo sabemos sobre essa origem cruel. Grata por seu comentário!

      Excluir
  4. Obrigada pelas informações. Eu não sabia que esses perfumes são produzidos através de tanto sofrimento. Isso precisa ser mais divulgado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Boa parte das pessoas não concorda com a crueldade animal, mas muitas vezes somos surpreendidos e nem mesmo sabemos sobre essa origem cruel. Grata por seu comentário!

      Excluir
    2. Meu Deus, q horror! Me deu dor no estômago só de ler, não fazia ideia dessas atrocidades. Obrigada por compartilhar

      Excluir
  5. Uma dúvida! Nos perfumes nacionais que tem almiscar em sua composição, é sintética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convém recorrer ao SAC para informações e na dúvida optar por outras opções de fragrância. Abraço

      Excluir
  6. Obrigada pela informação. .. eu não tinha nem idéia que era assim que se fabricava perfumes. .. que crueldade ... eu queria muito poder compartilhar este seu alerta nas minhas redes sociais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário e fique à vontade para compartilhar!
      Informação necessária, tendo em vista que a maioria de nós não sabe mesmo o quanto de crueldade pode estar contida em produtos do nosso cotidiano.
      Abraço.

      Excluir
    2. Gratidão!!! Não uso perfume mas já usei. Valiosas informações.

      Excluir
  7. Estou chocada, desconhecia essa informação, sempre usei CK One,não usarei mais. Não é justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário! Sim, infelizmente, na indústria colocam nomes nos componentes que não nos reportam a sua origem. Por isso a importância de compartilhar informações.

      Excluir
  8. Meu Deus que crueldade! Sempre os pobrezinhos dos animais que sofrem por nossa causa...Juro que não sabia a origem do almíscar, sempre pensei que fosse extraído de plantas...Obrigada por divulgar esse conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário! Sim, infelizmente, na indústria colocam nomes nos componentes que não nos reportam a sua origem. Por isso a importância de compartilhar informações.

      Excluir
  9. Também retiram almíscar do guaxinim e da civeta? Na primeira imagem desse site tem a imagem de um guaxinim, na segunda tem uma civeta no canto superior esquerdo e dois guaxinins( no canto inferior direito e a direita). A outra imagem é de um cervo-vampiro que acredito eu ser o "almiscareiro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como referido no artigo: "Há outros animais que também possuem o almíscar e alguns também estão à beira da extinção, como veado almiscarado, rato silvestre almiscarado, boi almiscarado, pato almiscarado, gatos selvagens da Abissínia (antiga Etiópia), castores almiscarados, cervos e outros...".

      Excluir
  10. Como você sabe que esses perfumes citados provém realmente de animais que sofreram tortura? Você teria uma lista de perfumes feitos com almiscar sintético? Pode me passar suas fontes? Obrigado e parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário Rodri! A pesquisa foi feita consultando o próprio SAC das marcas referidas e, a princípio, a menos que seja descrito que o almíscar é sintético, todos eles são de origem animal, uma vez que essa substância é produzida pelas glândulas sudoríparas desses animais. Ao final da matéria tem um link de perfumes veganos onde conta perfume com almíscar sintético. Abraço.

      Excluir
  11. usei muito no passado estes perfume nunca poderia imaginar este absurdo que fazem com os animais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a indústria costuma ser cruel com os animais e as pessoas nem mesmo sabem. É preciso estar atento para ter a chance de fazer escolhas sem crueldade. Grata por seu comentário, Jussara Mendes!

      Excluir
  12. Poxa, já usei o Musk mas, jamais, soube de negócio desse. Isso consta na embalagem? Senão, quem vai saber, e se souber, não comprarão, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está especificado como essência musk. Aí convém evitar esse perfume ou pelo menos certificar-se de que é sintético.

      Excluir
  13. Obrigada por partilhar seus conhecimentos. Parei de usar perfumes por saber dessas atrocidades. Com essa atitude, você ajuda a salvar o planeta. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário Lurdes! Agradeço por sua contribuição em não compactuar com práticas cruéis contra os indefesos animais. Abraço fraterno.

      Excluir
  14. Revoltante!
    A vaidade faz com que se pratique a crueldade contra animais indefesos para satisfazer os desejos mais fúteis e obter lucro maldito!
    Triste, muito triste.

    ResponderExcluir
  15. Que gente podre e sem caráter... São milionários explorando o sofrimento dos animais e colocando preços abusivos ... ESCÓRIA HUMANA..😠😠💩💩

    ResponderExcluir
  16. Eu pergunto: por quê, tamanha crueldade? Não há nada que justifique deixar o bichinho preso nessa posição por tantos anos? qdo o ser "humano" vai mudar sua maneira de pensar e agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos que com mais informação e a pressão do público consumidor essas práticas sejam erradicadas o mais breve possível, no que diz respeito a qualquer exploração animal. Eles estão aqui conosco e não para nos servir.

      Excluir
  17. Como a informação Boa nos ajuda a sermos instruídos nos livrando de toda forma , cruel de velhos conceitos até nas essências pois a verdadeira essência é a humildade de reconhecer é ser um vaso novo nunca deixar a ignorância tomar o espaço da sabedoria muito menos sermos hipócritas no ponto em dizer que amamos a vida a natureza mas não nos preocupamos em preservar os que Deus criou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário!
      Sejamos diferença na vida dos inocentes animais, deixando de consumir produtos de origem animal.🌻

      Excluir
  18. Eu não sabia , temos que divulgar , pois perfume pode substituir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário!
      Sejamos diferença na vida dos inocentes animais, deixando de consumir produtos de origem animal.🌻

      Excluir
  19. Obrigada pela informação.
    É muita crueldade.

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia, devido ao alto preço do almíscar, é utilizado almíscar sintético. As grifes de perfume (que eu não consumo),devem ter mesmo, o original; mas pelo baixo preço da perfumaria Avon, creio q são todos sintéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convém se informar, uma vez que produtos produzidos e testados na China, como é o caso da Avon, são testados em animais e tem sim essências extraídas a partir de animais. Prática infelizmente amplamente praticada nesse país que é o maior produtor de cosméticos no mundo.

      Excluir
  21. mas gente ... eu nunca usei mas já senti este perfume ,pessoas perto de mim usavam ,geralmente pessoas de mais idade o perfume é horrível será que alguém ainda usa?? eu não sabia a história do perfume agora mesmo que jamais comprarei ...

    ResponderExcluir
  22. Esses perfumes são realmente deliciosos mas com tamanha crueldade, não dá para se sentir cheirosa... mudando marcas, mudando atitudes e rejeitando qualquer tipo de crueldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário!
      Sejamos diferença na vida dos inocentes animais, deixando de consumir produtos de origem animal.🌻

      Excluir
  23. Nossa usei muito. Era tão forte que sentia seu "perfume" na minha garganta. Faz décadas que não uso mais. ����‍♀️����‍♀️����‍♀️
    AVON, meu DEUS...☹️������

    ResponderExcluir
  24. É uma covardia... mas as pessoas jamais iriam imaginar que certos perfumes são feitos dessa forma,eu sinceramente jamais imaginei. Mas fica o ALERTA....

    ResponderExcluir
  25. É uma covardia... mas as pessoas jamais iriam imaginar que certos perfumes são feitos dessa forma,eu sinceramente jamais imaginei. Mas fica o ALERTA....

    ResponderExcluir
  26. Grata por todos os comentários, particularmente aqueles de incentivo e colaboração de quem compreendeu, com o coração, a intenção do artigo. Um alerta para crueldade escondida em produtos até mesmo supérfluos e que não temos conhecimento.

    Quanto a Perfume ao Vento, creio que é muito importante MESMO se informar e não serra ingênuo ou despretensioso de acreditar que uma determinada prática tenha sido completamente banida, com tantos casos de crueldade na indústria cosmética e demais que exploram animais. A extração terrível da bile de ursos, mantidos em cárcere a vida toda, para uso em "remédios" e shampoos. A extração dos cílios do animalzinho Mink para produção de cílios postiços. Infelizmente, a desumanidade é real e não estou aqui a propagar inverdades, senão a clamar por compaixão aos animais. Grata mais uma vez a todos que abriram o coração e se sensibilizaram. Precisamos de menos críticos e céticos, e mais cuidadores e curadores.🙏

    ResponderExcluir
  27. É muita,muita crueldade. Insuportável o que se faz por dinheiro. Não sabia, que tristeza. Quanto ao âmbar só conhecia o vegetal que sai das árvores. obg

    ResponderExcluir
  28. Eu amava esse cheiro... Nunca nem parei pra pensar de onde provinham, muito menos de uma crueldade desta. Obrigada pelo alerta����

    ResponderExcluir
  29. Eu gostava de âmbar gris... mas depois de saber eu evito todos os perfumes com envolvimento no maltrato de animais ou proveniente de mazelas sociais.

    ResponderExcluir
  30. Eu gostava de âmbar gris... mas depois de saber eu evito todos os perfumes com envolvimento no maltrato de animais ou proveniente de mazelas sociais.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pela informação,eu não uso perfume algum pois sou alérgica a cheiros,mas passarei para outras pessoas,que tenho certeza que desconhecem está informações.

    ResponderExcluir
  32. Nunca imaginei algo assim, sempre pensei em plantas, frutas, mas o homem é mesmo tão cruel sendo o único animal racional, sem falar em touradas, rinhas e outros para pura diversão??? ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste verdade querida Marlene!
      Grata por seu comentário!
      Sejamos diferença na vida dos inocentes animais, deixando de consumir produtos de origem animal.🌻

      Excluir
  33. Estou chocada com tanta crueldade!! Que notícia triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dentre tantas crueldades cometidas na produção de produtos de origem animal.😔

      Excluir
  34. Nunca usei perfumas, faziam-me asma!!! mas o meu marido sim, e eu dizia sempre: "Cheira a xixi de rato", e quanto mais caro, mais me cheirava... Chamou-me tola muitas vezes, e não é que eu tinha razão???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria José! Você me fez lembrar minha mãe que fazia o mesmo comentário na minha infância quando sentia o odor desse perfume, muito popular e caro na época. Mal se podia saber sua origem cruel. Grata por seu comentário! 🌻

      Excluir
  35. Muito triste saber do sofrimento que os animaizinhos passam para satisfazer o uso de perfumes,pelos humanos(humanos??).Não sabia dessa atrocidade.Quem usa,se souber é certeza que deixará de faze-lo.Boicote total a essas indústrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por seu comentário!
      Uma dentre tantas crueldades cometidas na produção de produtos de origem animal.

      Sejamos diferença na vida dos inocentes animais, deixando de consumir esses produtos.Seja de uso pessoal, vestimenta ou para consumo.🌻

      Excluir
  36. Gostei da notícia.
    Gosto de faser meu próprio perfume,
    Vegano como:com essencia de camomila ,erva-doce,em fim;natural.

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigada.

    Eu desconhecia esta informação.
    Quando vi as marcas fiquei perplexa.

    Nunca mais financiarei crimes hediondos.

    ResponderExcluir
  38. Você poderia, pelo menos, estudar mais, antes de sair colocando estas informações no ar. Misturou vários animais, inclusive brasileiros, que sequer entram neste assunto. Das imagens, apenas um animal é o "almiscareiro" verdadeiro, utilizado nesta prática. O resto é blá, blá, blá.
    Sensacionalismo barato!

    ResponderExcluir
  39. Hoje é tudo sintético, produzido em laboratório. Não há mais o uso de animais. E nem flores ou frutas ou outros aromas. Para se ter um óleo essencial de flor, por exemplo, tem que cultivar um campo inteiro. Com a evolução da bioquímica os aromas são feitos em laboratório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por todos os comentários, particularmente aqueles de incentivo e colaboração de quem compreendeu, com o coração, a intenção do artigo. Um alerta para crueldade escondida em produtos até mesmo supérfluos e que não temos conhecimento.

      Creio que é muito importante MESMO se informar e não ser ingênuo ou despretensioso de acreditar que uma determinada prática tenha sido completamente banida, com tantos casos de crueldade na indústria cosmética e demais que exploram animais. A extração terrível da bile de ursos, mantidos em cárcere a vida toda, para uso em "remédios" e shampoos. A extração dos cílios do animalzinho Mink para produção de cílios postiços. Infelizmente, a desumanidade é real e não estou aqui a propagar inverdades, senão a clamar por compaixão aos animais. Grata mais uma vez a todos que abriram o coração e se sensibilizaram. Precisamos de menos críticos e céticos, e mais cuidadores e curadores.🙏

      Excluir
  40. ISSO NÃO PODE SER VERDADE! E OS ARTISTAS DEFENSORES DAS FLORESTAS, FAZENDO PROPAGANDA PRA MUITAS DESSAS MARCAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral, é pra isso que são contratados. Para legitimar produtos de caráter duvidoso. infelizmente, vemos isso toda vez com relação a produtos de origem animal. Tais celebridades atuam por desconhecimento, pouco caso ou por interesse financeiro.

      Excluir
  41. Usei este perfume na adolescência. Se soubesse nso teria usado.

    ResponderExcluir
  42. Comprei ontem o Almiscar, cheguei e fui me informar a procedência, fiquei triste em saber a forma de extração desse óleo. Usei muito na década de 70/80, sem saber, voltei a procurar e encontrei, decepcionada! Foi a última vez! Precisamos ter consciência e conscientizar sobre maus tratos de animais e vetar esses produtos como forma de coibir e suspender esse tipo de comércio desumano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundamental saber sobre procedência, composição e testagem dos produtos que consumimos, sejam eles alimentícios, de higiene ou beleza. Muitos deles tem crueldade animal embutido, sem que se saiba.

      Excluir
  43. Muito Obrigado por partilhar. É o que ando a dizer há décadas aos meus alunos, é a procura que alimenta a perseguição e extinção de certas espécies. Lembrem-se da Huia dizimada pelas penas que as senhoras ostentavam no chapéus a partir do exemplo da classe alta da rainha que fez um dia uma visita á Nova ZelÂndia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo comentário! O ser humano fez do mundo o inferno para os animais, por pura cobiça e ganância! Façamos escolhas conscientes e compassivas, por um mundo melhor!

      Excluir